Série “Dicas de Estudos”
Se você respondeu sim para essa pergunta, então responda esta outra: aprender com música ajuda ou atrapalha? Pesquisas apontam algumas vantagens da prática, mas é preciso saber escolher a playlist ideal para estimular a memória, despertar o foco e ativar a concentração.
Desde as pesquisas feitas pelo físico Gordon Shaw (1932-2005), em parceria com a especialista em desenvolvimento cognitivo Frances Rauscher, na Universidade da Califórnia, o interesse pelo impacto que a música causa no cérebro tem aumentado. No estudo, alunos de psicologia foram observados enquanto ouviam músicas de Mozart. Além disso, esse tem sido um tema até em estudos atuais da neurociência.
A música como ferramenta ativa no processo de aprendizagem pode ser um inestimável recurso, porém é preciso saber que nem todo som é indicado para a rotina de estudo. O Spotify, gigante do serviço de streaming de música, podcast e vídeo, também realizou pesquisas.
Conduzidos pela Dra. Emma Gray, especialista em Psicologia Educacional no British Cognitive Behaviour Therapy, em Londres, os estudos revelaram que a música influencia positivamente a memória, melhora o desempenho e favorece a concentração.
“Alunos que ouviram música adequada durante a rotina de estudos apresentaram rendimento 12% maior em testes”, revelou o estudo. Você deve se perguntar: isto funciona com todo tipo de música? Resposta: só vale para “música adequada”, a depender do ritmo e área de estudo.
Tipo de Música
O segredo está em saber selecionar a música certa para cada rotina de estudo. Por exemplo, músicas com 50-80 batimentos por minuto têm um efeito calmante sobre a mente, tornando-as mais propícias para disciplinas como lógica e matemática, que exigem concentração.
Para atividades criativas como artes, teatro, línguas, indicam-se músicas mais emotivas, pelo fato de produzirem maior estado de ansiedade, aumento da performance e estímulo da criatividade.
Como dica geral, recomenda-se que as músicas não tenham letra, para evitar a distração. Sites e aplicativos como Spotify indicam playlists para concentração e relaxamento.
Benefícios
- Redução de estresse;
- Melhora da capacidade de memorização;
- Ajuda na concentração.
Dicas
- Evite ouvir música cantada;
- Regule o volume;
- Bloqueie propagandas;
- Opte por músicas instrumentais;
- Experimente trilha sonora de jogos;
- Avalie o que funciona para você.
Playlists
Spotify
YouTube
- Musica Relaxante para Estudar e Trabalhar com Ondas Cerebrais 3 Horas
- Playlist para estudar!
- Relaxing JAZZ For WORK and STUDY
- 4 Hours of Ambient Study Music To Concentrate
- The Best Of Yann Tiersen Full Album
Amazon Music
- Música relaxante para descontrair
- Instrumental Covers for Work
- New age for Work
- Relaxing Rain Sounds
- Train your brain
Deezer
A VIVER Editora mantém canais abertos para oferecer a você suporte em sua pós-graduação. Entre em contato conosco. Desejamos sucesso em sua qualificação profissional.
—————————————————————————–
Jael Eneas
Paixão pela Vida