O Projeto VIVER é a solução educacional da Viver Editora para o componente Projeto de Vida. Ao longo de toda a trajetória escolar, desde o início do Ensino Fundamental até o final do Ensino Médio, o projeto fornece ao aluno todas as ferramentas que ele necessita para planejar o futuro enquanto constrói o presente.
VIVER é um acróstico, em que cada letra revela uma das cinco macrocompetências trabalhadas:
V (vivenciar e apreciar o conhecimento por si mesmo);
I (interagir por meio de construtivos relacionamentos interpessoais);
V (vibrar com motivação intrínseca em favor de si e do outro);
E (escolher de forma crítica para a tomada de decisões);
R (ressignificar constantemente o propósito e plano da vida).
A abordagem é totalmente inovadora, provocando reflexões e aparelhando o aprendizado socioemocional de cada aluno com métodos como histórias, biografias marcantes, situações-problema, oficinas, análise de obras de arte e, em anos iniciais, até mesmo a musicalização.
A concretização da formação integral progride porque, de maneira intencional, alinhamos e envolvemos o aluno, o professor e a família no desenvolvimento pleno do indivíduo.
Anos iniciais
Sonhamos com um Projeto de Vida que acompanhe a criança a partir dos primeiros passos. A proposta VIVER para os anos iniciais dialoga com o pequeno estudante para a construção ativa, lúdica e participativa de conteúdos socioemocionais e cognitivos, valores, cidadania e responsabilidade social.
Para cada ano, há um conjunto de 3 livros: um para o aluno, um para o professor e um para a família. O livro do professor contém todo o detalhamento metodológico, objetivos e conteúdos de cada aula semanal.
Em cada livro da coleção dos anos iniciais, pode-se interagir com as crianças da Turminha VIVER: Marina, Paulinho, Davi, Luisa, Amanda e Enrico. Os estudantes vão se identificar e, juntos, poderão se divertir para valer e aprender ainda mais!
As escolas, os professores e os alunos também foram presenteados com um livro para musicalizar este projeto! Há um lindo repertório de atividades musicais (escritas e gravadas) que poderão ser utilizadas ao longo de todo o ano, colaborando de forma interdisciplinar com diferentes aprendizagens escolares.
1˚ ANO
2˚ ANO
3˚ ANO
4˚ ANO
5˚ ANO
Anos FINAIS
O Projeto de Vida acompanha os estudantes no desabrochar da adolescência nos anos finais do Ensino Fundamental. A proposta do Projeto VIVER para os Anos Finais busca estimular melhor o autoconhecimento e a valorização do potencial ético, crítico, criativo e inovador do adolescente, incentivando-o a estudar e investigar futuras áreas profissionais.
São abordados temas extremamente pertinentes para o desenvolvimento saudável nesta fase, como: valores, relacionamentos, respeito, os riscos em ambientes físicos e digitais, as ações e consequências de nossas escolhas, o despertar de motivos interiores e o real significado de exercer a função política, ou seja, buscar constantemente o bem comum. Os direitos humanos e a diversidade cultural permeiam cada módulo de forma inclusiva e também voltados ao bem estar integral do estudante.
Os adolescentes dos anos finais do Ensino Fundamental recebem um livro consumível, e há também um livro para sua família participar do projeto. O livro do professor é acompanhado com sequências didáticas para inspirar e planejar as aulas semanais.
Desafios, criações artísticas e literárias, projetos coletivos, jogos cooperativos, planejamento de metas e ações são algumas das atividades propostas para mobilizar o estudante, não só na resolução de problemas, mas também na concretização de sonhos na direção de um Projeto de Vida real!
6˚ ANO
Exibindo todos 3 resultados
7˚ ANO
Exibindo todos 3 resultados
8˚ ANO
Exibindo todos 3 resultados
9˚ ANO
Exibindo todos 3 resultados
Ensino médio
Os desafios apresentam-se ao Ensino Médio da Base Nacional Comum Curricular para que este período final da Educação Básica permita uma maior participação e protagonismo dos jovens no design de sua trilha de desenvolvimento.
A proposta do Projeto VIVER para esta fase envolve a construção ativa e participativa do autoconhecimento, do autocuidado, da autorregulação emocional, da melhor consciência de sua imagem corporal, da autoestima, de uma comunicação mais assertiva e de relacionamentos interpessoais mais saudáveis.
Intensificam-se estratégias e métodos para o estudo, o registro do seu plano, a aprendizagem com histórias desafiadoras da vida real, o conhecimento de áreas profissionais e o empreendedorismo.
Os estudantes do Ensino Médio recebem um livro consumível, um planner de parede, um livro para sua família participar do projeto e o livro do professor com sequências didáticas incríveis! São também presenteados com surpresas adicionais no formato de minisséries e vídeos autorais, textos, jogos e outros materiais personalizados.