“Quem conhece os outros é sábio; quem conhece a si mesmo é iluminado”, Lao-Tsé (604-517 a. C.), pensador chinês e filósofo taoísta, autor do “Tao-Te Ching”, (Livro da Razão Suprema).

A educadora Andressa Oliveira Livério, autora do livro “Viver, Uma Nova Dimensão para a Existência (2º. ano), afirma que “vivenciar experiências pessoais e perceber que o respeito pelo outro é essencial na convivência humana”.

O Blog da Viver Editora dialoga com a autora sobre a importância de se construir a identidade a partir do criar, sentir, pensar, inventar e inovar com base na BNCC (Base Nacional Comum Curricular) do Ministério de Educação.

Andressa

1. “Quem sou eu?” Por que essa pergunta é importante?

Andressa Livério

O autoconhecimento é fundamental para trilhar a nossa trajetória. Quanto mais cedo conhecermos o nosso ser, a nossa essência, o nosso corpo e mente, saberemos quais são os valores que prezamos, como cultivá-los e o que fazer mediante as mais diversas situações.

2. Por que alunos do 2o. ano precisam refletir sobre isto?

Andressa Livério

Quanto mais cedo o aluno entender como você mesmo funciona, seja seu corpo físico, seus pensamentos, emoções ou sentimentos, te dá a clareza para entender seus limites e ampliar suas capacidades.

livro_paginas_internas

3. A construção da identidade pessoal é um desafio?

Andressa Livério

Sim, principalmente ao lidar com as dificuldades diárias. Conviver com as diferenças dos colegas faz parte da construção da identidade pessoal e é algo fundamental na vida adulta.

4. Abordar temas abstratos como bondade e confiança foi desafiador?

Andressa Livério

Sem dúvida, principalmente por reflexões onde a confiança foi quebrada ou a bondade não foi valorizada. O capítulo da confiança foi o mais desafiador que escrevi pois é algo que valorizo muito.

5. Como o professor deve ser preparar para esta missão?

Andressa Livério

Acredito que o professor deve abordar as temáticas da forma que gostaria de ter aprendido: de maneira leve, ressaltando que todos nós somos capazes de nos tornar pessoas melhores a cada dia e que o futuro da humanidade depende apenas da pessoa que queremos nos tornar.

Autora Andressa

6. Qual o objetivo de atividades práticas como o livro da gratidão?

Andressa Livério

Perceber que a gratidão está nas pequenas coisas. Seja na cama para arrumar, na louça para lavar ou simplesmente na oportunidade que temos de acordar. Não precisamos de muito para sermos gratos.

7. Que motivação você deixaria para os professores?

Andressa Livério

Seja o professor que você gostaria de ter tido. Seu aluno lembrar de apenas uma lição que você ensinou é o maior presente que você pode ganhar.

 

(1) Andressa Livério possui graduação em PEDAGOGIA pela Faculdade de Educação – USP (2015). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: revista brasileira de estudos pedagógicos, educação comparada e manuais pedagógicos brasileiros. Atualmente, faz parte do programa de pós-graduação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, tendo como linha de concentração a História da Educação.

 

Jael Eneas
Viver Editora
Assessoria de Comunicação

plugins premium WordPress
Loading...