S√©rie ‚ÄúDicas de Estudo‚ÄĚ

A t√©cnica de estudo prop√Ķe memoriza√ß√£o de conte√ļdos por meio de frases de efeito, imagens, cores, setas e gr√°ficos para estimular o aprendizado por associa√ß√£o de ideias.

Se o tempo é curto e a matéria complexa, e exige alta performance da memória, o recurso do mapa mental é a saída para o aprendizado eficiente. O psicólogo Anthony Peter Buzan, nascido em 1942 na cidade de Enfield, região vizinha a Londres, apresentou a técnica na BBC TV durante a série Use Your Head, em 1974.

Na s√©rie, o psic√≥logo explicou pela primeira vez o sequenciamento de ideias disposto em √°rvore radial. O mapa mental segue a mesma l√≥gica de conex√Ķes que as sinapses entre neur√īnios, em que as c√©lulas se ligam por associa√ß√£o.

Em outras palavras, é literalmente um mapa que você constrói na cabeça. Após escolher o tema, faz-se um diagrama com frases curtas, desenhos e palavras-chave que destacam elementos essenciais do texto.

Como funciona

Primeiro, fa√ßa a leitura de prospec√ß√£o. Em seguida, destaque conceitos e assinale ideias com aten√ß√£o especial para as datas, frases, lugares e nomes espec√≠ficos. Por fim, divida as informa√ß√Ķes em por√ß√Ķes. Com esse procedimento, o c√©rebro passa a fazer conex√Ķes com maior facilidade.

Como fazer

Voc√™ n√£o precisa se preocupar com est√©tica. Cada assunto ou tema tem seu mapa e formato. O que vale √© usar a imagina√ß√£o e a intui√ß√£o. √Č poss√≠vel valer-se de ferramentas digitais, como Coggle, Mindmeister, MindNode e Canva, para elaborar um mapa espec√≠fico.

ÓÄá

1¬ļ PASSO

Destaque a ideia principal. Transforme isto em uma palavra ou expressão. Use a folha de papel no formato horizontal, pois assim você terá espaço livre para organizar o seu mapa.

ÔÜĆ

2¬ļ PASSO

Fa√ßa ramifica√ß√Ķes. Para cada t√≥pico importante voc√™ tra√ßa linhas, desenha bal√Ķes e organiza ret√Ęngulos que se conectem √† ideia central e √†s ideias secund√°rias. Construa a ‚Äú√°rvore‚ÄĚ num formato l√≥gico para voc√™ memorizar o tema.

ÓÄĀ

3¬ļ PASSO

Crie palavras-chave.¬† O tema principal deve gerar palavras e imagens-chave. Elas s√£o as respons√°veis pela ativa√ß√£o da mem√≥ria, provocando o c√©rebro a assimilar informa√ß√Ķes e sintetizar o conte√ļdo.

Ôē∂

4¬ļ PASSO

Pinte o mapa.  Escolha cores para destacar temas, facilitar a compreensão geral e reter pontos complexos da disciplina. Recomenda-se que defina uma cor para cada eixo temático, pois assim o cérebro fará associação mais eficiente das novas ideias.

ÔĀĄ

5¬ļ PASSO

Edite o mapa.  Por fim, verifique se o resumo visual contempla contexto histórico, influências, localização, tendências, fatores de causa, consequências, detalhes, entre outros pontos importantes da disciplina.

Depois de pronto, o mapa torna-se um poderoso guia para você ter êxito na pós-graduação. A VIVER Editora acredita em seu talento. Faça contato conosco.

Viver Editora
Jael Eneas

plugins premium WordPress
Loading...