O Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) lançou um Guia Prático para Educadores com sugestões e atividades de convivência entre escola-família-comunidade.  https://bit.ly/43RwrER

Apresentado durante a campanha “Conte até 10 nas Escolas” (2012) – uma iniciativa nacional baseada em uma cartilha com roteiros de aulas –, o Guia Prático para Educadores lançado pelo CNMP propõe-se a ser um recurso docente na manutenção do diálogo e na mediação de conflitos dentro da escola. O documento foi produzido originalmente no formato de um livro de fácil manuseio.

A tarefa de escuta, comunicação, diálogo e solução de conflitos exige a aquisição de múltiplas competências. Segundo Oliveira (2009), os coordenadores pedagógicos, em seu cotidiano escolar, se autodenominam “ponte”, “elo de ligação”, sinalizando que eles já se veem como docentes que assumem o papel de mediadores entre os diversos segmentos da comunidade escolar.

Na Revista Internacional de Formação de Professores (RIFP) (v. 3, n.4, p. 25-48, out./dez, 2018), no artigo de Jane Cordeiro de Oliveira , doutora em Educação Brasileira pela PUC-Rio, surgem dois conceitos no desafio da interlocução: mediação relacional e a mediação sociocognitiva.

Independentemente de diversos conceitos, o fato é que a promoção da cultura de paz se faz necessária no contexto escolar. No artigo 1º da Declaração da ONU sobre a Cultura de Paz (1999), ela é definida como um

“conjunto de valores, atitudes, tradições, comportamentos e estilos de vida baseados no respeito à vida, no fim da violência, na promoção e prática da não violência por meio da educação, do diálogo e da cooperação (…)”.

Com objetivo de disseminar o Guia Prático para Educadores, o blog da Viver Editora destaca abaixo as principais seções do documento, pois o Ministério Público “não se limita a ações repressivas; há um importante e sólido trabalho preventivo e informativo, desenvolvido em parceria com outros órgãos e entidades em todo o país, voltado para a fortalecimento da cidadania e garantia de direitos”.

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Diálogos e Mediação de Conflito nas Escolas – Guia Prático para Educadores

(Acesso ao documento: https://bit.ly/43RwrER)

Página 11-15 – Os pilares da educação: aprender a conhecer, a fazer, a ser e a conviver

✔ Atividades Sugeridas
✔ Atividade 1: Plano de Convivência Escolar
✔ Atividade 2: Mapa da Comunidade
✔ Atividade 3: Estabelecendo um Ambiente Pacífico em Sala de Aula

Página 16-18 – Conflitos como Oportunidade de Aprendizagem

✔ Atividades Sugeridas
✔ Atividade 1: Pesquisa “O Termômetro da Violência”
✔ Atividade 2: Autoavaliação dos Profissionais da Escola
✔ Atividade 3: Troca de Experiências sobre o que é Conflito

Página 21-25 – Práticas Restaurativas

✔ Disciplinas: Estabelecer Relações de Cuidado e de Limites
✔ Atividade 1: Violências Gerando Notícias
✔ Atividade 2: Dinâmica “Troca de Palavras”
✔ Atividade 3: Valorização da Vida

Página 26-33 – Diálogo: Base para Diversas Formas de Resoluções

✔ Escuta Ativa
✔ Técnica de Reformulação
✔ Separar e Observar a Avaliação
✔ Comunicação Assertiva
✔ Uso das Mensagens-Eu
✔ Para Solucionar, Vamos Perguntar?

✔ Atividades 1: Exercitando as Questões Restaurativas
✔ Atividade 2: Vivenciando uma Escalada de Conflitos
✔ Atividade 3: Aperfeiçoando o Diálogo

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Página 41-46 – Circuitos de Construção de Paz

✔ Estágios
✔ Elementos Fundamentais dos Círculos
✔ Outros Processos Circulares

Página 47-61 – Círculos Restaurativos

✔ A Escola e a Preparação para Reuniões Restaurativas
✔ Quem é o Facilitador na Resolução Pacífica de Conflitos?
✔ Atividades 1: Pesquisa sobre as Expressões Restaurativas
✔ Atividades 2: Realização de um Círculo Restaurativo
✔ Atividade 3: Construção de uma Proposta de Paz

Página 62-66 – Sugestões para uma Escola Segura e Pacífica

✔ Gestão Democrática nas Escolas
✔ Projeto Político-Pedagógico
✔ Conselhos Escolares: Construção da Cidadania
✔ Grêmios Estudantis

Página 68-81 – Trabalho em Parceria e em Rede Escola Cidadã

✔ Políticas de Atendimento
✔ Sistemas de Garantias de Direitos da Criança e do Adolescente
✔ Fluxos
✔ Trabalho em Rede
✔ Atividade 1: Dinâmica “A Rede”
✔ Atividade 2: Fontes de Apoio na Comunidade

Página 83-87 – Adolescente e o Ato Infracional

✔ A Escola e o adolescente em Conflito com a Lei
✔ Atos Infracionais na Escola
✔ Atividade 1: Discussão com os Alunos sobre Vida Harmoniosa
✔ Atividade 2: Enfrentamento da Violência nas Escolas

 

OLIVEIRA, J.C. Um estudo sobre o coordenador pedagógico: sua identidade, seu trabalho e formação continuada no cotidiano escolar. Dissertação de Mestrado. Rio de Janeiro: Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, 2009, 223f.

RIFP. Revista Internacional de Formação de Professores, Itapetininga, v. 3, n.4, p. 25-48, out./dez, 2018.

Jael Eneas
Viver Editora
Assessoria de Comunicação

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