POR JAEL ENEAS

Antes de você sentar para escrever foi preciso ter lido de forma consciente e reflexiva. Portanto, senta que lá vem leitura! 

Uma coisa é certa. O hábito da leitura aprimora o vocabulário, ajuda na construção textual, além de favorecer a aquisição de novos conhecimentos. Em tempos de leitura apressada, você se pergunta: por que devo ocupar minha agenda com leituras densas e enfadonhas? Talvez a resposta possa estar no método e não na forma de ler. 

Assim como na rotina de estudos, o planejamento e a disciplina são vitais para a retenção e o aprendizado do conteúdo, e a leitura consciente é essencial para você escrever com desenvoltura. Não importa se o texto está na forma impressa ou digital, ao desenvolver uma rotina de leitura, cria-se a disciplina do ler para escrever. 

A experiência da escrita é um processo que começa com a leitura reflexiva. Isso significa que enquanto você lê, realiza-se na sua mente um trabalho ativo de construção do significado do texto. Embora a leitura literal, mecânica e rápida tenha propósitos acadêmicos definidos, a leitura consciente procura compreender o texto de forma mais profunda. 

Por isso, nada de pressa. Você precisa de um tempo qualitativo para ler com calma, apreender o conteúdo, anotar ideias e comparar pontos de vista, pois é isso que ajudará você a escrever textos acadêmicos com mais facilidade. Quanto mais rico for seu arsenal de ideias, fontes autorizadas e percepções de mundo, mais fácil será a aventura do escrever com significado.

Opinião & Dicas

Finalmente, duas dicas poderosas para você escrever textos acadêmicos com propriedade. 

  • Leia livros questionadores

Adquira o hábito de ler sob ótica da crítica conceitual. Seja um ativo questionador do que foi lido. Não se escreve textos sem antes ter passado tempo lendo, anotando e refletindo de forma metodológica.

“O questionamento interior enquanto se processa a leitura, deve incidir nas razões, nas finalidades, nos objetivos de tal leitura, nos propósitos, ideias principais e inferências do autor do livro e deve estar acompanhado de uma reflexão sobre o próprio entendimento do que está expresso, do seu significado, da sua importância na vida”. (PAUL & ELDER, 2002, pág. 33)[1].

  • Forme sua biblioteca

Organize pastas com links de acesso a livros e revistas digitais. Transforme seus dispositivos móveis em bibliotecas on-line. Adquira livros temáticos. Lembre-se: escrever é fruto do hábito de ler.

“A leitura reflexiva representa uma das boas vias para entender a realidade… Quantas vezes se lê mecanicamente e, no final da leitura, não se consegue resumir as principais ideias… Assim, não basta tirar informação de um texto… É preciso proceder à sua análise crítica, o que requer operações mentais mais complexas do que a simples recepção de informação. Ler e refletir é essencial para a produção de conhecimento”. (SABINO, 2008, pág. 1)[2].

Conheça a VIVER Editora nas redes sociais. Como equipe multidisciplinar apostamos em sua carreira profissional. Faça contato conosco. Boa sorte. 

VIVER Editora

Paixão pela Vida

[1]PAUL, Richard e ELDER, Linda. Como leer un párrafo y más allá de éste. Fundación para el Pensamiento Crítico. 2003. Disponível em: www.criticalthinking.org.

[2]SABINO, Maria Manuela do Carmo de. Importância educacional da leitura e estratégias para a sua promoção. Revista Iberoamericana de Educación ISSN: 1681-5653 n.º 45/5 – 25 de marzo de 2008.  Disponível em: file:///C:/Users/User/Downloads/2398Sabino%20

plugins premium WordPress
Loading...