No mundo da educação continuada, é preciso tomar a decisão certa, porque existem inúmeras opções de cursos com distintas formações. Isso desafia você a refletir sobre as melhores alternativas de olho na qualificação profissional. 

Após concluir o bacharelato ou a licenciatura, o caminho da pós-graduação é quase inevitável. Mesmo para profissionais já formados, o mercado exige habilidades e competências que demandam expertisetecnológica. Na área educacional, a busca por profissionais competentes aumenta, pois novas configurações curriculares têm surgido na Educação Básica e no Ensino Superior. 

Por isso, saber a diferença entre Pós e MBA, por exemplo, e entender o que significa lato sensu e stricto sensu pode facilitar sua decisão. O primeiro trata das especializações e do MBA (Master of BusinessAdministration), enquanto o stricto sensu se constitui nos programas de mestrado e doutorado.  

Entenda o que é “Pós” e MBA

Pós e MBA
A conhecida “pós-graduação”, ou simplesmente “pós”, existe para ampliar o conhecimento e ressignificar vivências que, devido à natureza da graduação (bacharelado, licenciatura ou tecnólogo), não puderam ser experimentadas com profundidade.
O Ministério da Educação (MEC) estabelece que os cursos de MBA, assim como os de especialização, tenham pelo menos 360 horas para serem reconhecidos. Nesse modelo curricular os alunos discutem temáticas sobre casos reais, com foco na capacitação inovadora, para assegurar sucesso na gestão dos negócios.
Importante salientar que o MBA se difere do Mestrado Profissional, uma vez que é um grau acadêmico conferido a administradores e executivos das áreas empresariais, marketing, estratégias financeiras, empreendedorismo e áreas afins. Dessa forma, o MBA se enquadra como curso de pós-graduação latu sensu, o qual confere ao profissional o diploma de especialização em MBA.

Especialização: Um Passo Além

Enquanto o MBA adota técnicas que preparam o aluno para assumir melhores posições no mercado de trabalho, a especialização se vale de instrumental didático que mais importa para a área de atuação. Desse modo, a especialização tem maior foco no aprofundamento técnico e teórico daquilo que foi visto na graduação.

Esse estudo complementar ajuda o aluno a desenvolver novas competências e habilidades importantes para o setor de atuação; ter um maior nível de conhecimento técnico; e apresentar mais qualificação para exercer as atividades no mercado.

Assim, a especialização se concentra no conhecimento específico de uma determinada área e permite ao aluno conhecer melhor as implicações do segmento. Nos cursos de especialização, é possível também se especializar na área de gestão educacional, competências para o ensino e aprendizagem e metodologias ativas.

Agora que você já sabe qual é a diferença entre Pós, MBA e Especialização, a VIVER Editora pode ajudá-lo a decidir sobre a formação continuada mais adequada. Entre em contato conosco!

VIVER Editora
Paixão pela Vida

plugins premium WordPress
Loading...