POR JAEL ENEAS
No contexto da educação continuada, mudanças nas relações de trabalho geram incríveis chances para novas carreiras.

No atual cenário tecnológico, as profissões sofreram mudanças notáveis. A atividade laboral foi reconfigurada, e novas formas de trabalho desafiam a organização curricular. Com isso, a noção entre emprego e trabalho mudou, exigindo um novo olhar sobre profissões, carreiras e empreendedorismo.

Neste contexto, a educação continuada tornou-se o caminho inevitável para se manter no mercado corporativo. É por isso que cada vez mais cresce o número de pessoas em busca de capacitação e especialização com foco na qualidade profissional.

A lista aumentou

Um exemplo da dinâmica de novas profissões foi a inclusão de 22 novas ocupações pelo Ministério do Trabalho e Previdência Social. A ação governamental aconteceu no dia 15 de março de 2022.

Agora, na lista oficial de profissões constantes na Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), aparecem atividades como skatista profissional, perito judicial, analista de e-commerce, técnico em agente comunitário de saúde, oficial de proteção de dados pessoais, entre outras.

Com as novas inclusões, o Brasil passa a ter 2.269 ocupações reconhecidas. Além de dotar os respectivos profissionais de direitos trabalhistas e previdenciários, o ranking abre possibilidades de carreiras demandarem novas formações, por exemplo, na modalidade dos Master of Business Administration e cursos de especialização na área educativa.

MBA ou Especialização

No mundo universitário ambas as modalidades – MBA e especialização – remetem a cursos de pós-graduação lato sensu, que conferem o título de especialista ao profissional formado. Por outro lado, os cursos stricto sensu (mestrado, doutorado e pós-doutorado) são indicados para quem deseja se aprofundar em pesquisa científica e seguir carreira acadêmica.

O doutorado dura em média de quatro a cinco anos e exige dedicação intensa e exclusiva, por vezes incluindo estágios em universidades no exterior. No final da formação é necessário entregar uma dissertação de mestrado ou defender teses doutorais.


No nível lato sensu há uma diferença importante. O MBA se relaciona especificamente à área de negócios e gestão empresarial, sendo especialmente indicado para profissionais que já têm experiência e visam ocupar cargos de liderança.

Embora a sigla inglesa se traduza por Mestre em Administração de Negócios, o MBA não é um mestrado, mas, sim, uma pós-graduação com titulação de especialista.

Seja um Especialista

A especialização, por seu turno, é uma modalidade com foco no aperfeiçoamento profissional em uma determinada área de atuação, o que permite ao estudante direcionar sua carreira.

Por exemplo, para um diretor de escola, coordenador educacional ou professor que deseja se capacitar para enxergar a educação de um jeito inovador, a indicação são cursos de pós-graduação cujas metodologias se alinhem aos desafios da geração tecnológica.

Os cursos de especialização são janelas de oportunidades para pessoas graduadas investirem na atualização profissional. Além disso, os cursos são indicados para quem deseja mudar o rumo da carreira ou mesmo lecionar no ensino superior.

Como devo escolher? Isso vai depender de seus interesses e objetivos profissionais. Antes de fazer a escolha, reflita sobre sua atual situação no mercado de trabalho. Analise suas perspectivas para o futuro. Por fim, avalie possibilidades e opte por cursos cujos eixos temáticos sejam de seu interesse.


A
VIVER Editora aposta em seu talento ao oferecer apoio e suporte para a qualificação profissional. Faça contato. Seja Feliz.

plugins premium WordPress
Loading...