Em entrevista exclusiva, a mestre e doutora em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo PUCSP (2008) e Pós-Doutorado em Educação pela FEUSP (2012), Cristina Zukowsky Tavares fala da Trilha de Desenvolvimento Docente.

Ela atuou em programas stricto-senso nas linhas de Avaliação Educacional com foco na formação de professores em avaliação. Atualmente é Docente Pesquisadora (Educação em Saúde) nos Mestrados em Promoção da Saúde e Educação UNASP SP, além de cursar seu segundo Pós-Doutorado em Ensino para as Ciências da Saúde na UNIFESP onde investiga a Liderança em Saúde e Educação no Brasil e EUA (parceria UNASP/ UNIFESP e ANDREWS UNIVERSITY).
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A TDD é uma sigla ou estilo de aprender a viver?

A TDD é uma trilha de desenvolvimento docente. Um caminho aberto, repleto de desafios e abertura para diferentes escolhas e desfechos. Fica claro para nós que não é um trilho engessado, mas um espaço mais fluido e inovador de deslocamento. É assim que seguiremos juntos rumo a objetivos e sonhos para projetos educativos concretos.

Neste contexto o que é a carreira profissional?

Ser profissional em sua carreira é uma condição não só para a progressão e o alcance de melhores resultados como para reconhecer-se com expertise para o seu trabalho cotidiano, para confirmar saberes e identidades, tornar-se uma pessoa melhor.  A docência possui um amplo e complexo espectro profissional.

Então carreira profissional vai além do diploma?

Sim. Professores não são considerados profissionais só pela pós-graduação, nem pelo contrato de trabalho e atribuição de aulas. Há saberes pedagógicos específicos a serem estudados, refletidos, experenciados.  Planejar seu autodesenvolvimento, a formação com os pares, o crescimento continuado em serviço é essencial para a não estagnação de uma carreira.

O conceito “life long learning” é um imperativo atual?

Sem dúvida. Aliás, a bem da verdade o conceito de educação continuada, formação permanente, “life long learning” nunca se tornou tão presente e necessário. Cada espaço educativo começa a se configurar como um centro de desenvolvimento profissional, um centro para a construção contínua da profissionalidade docente

Não se caminha sem diálogo

Como a Trilha de Aprendizagem faz o diálogo interdisciplinar?

A Trilha de Aprendizagem Docente é um material que integra saberes de diferentes áreas formando um conjunto de estudos, atividades, reflexões e textos voltados ao desenvolvimento profissional docente numa perspectiva interdisciplinar e interprofissional.

Fale das etapas e como os autores demarcaram o diálogo?

Três etapas da trilha compõem um material único e inovador de formação docente para o desenvolvimento PESSOAL, PROFISSIONAL E PEDAGÓGICO escrito por três autores que também são professores, pesquisadores e amigos. O diálogo fluiu, o que na acepção freireana pode representar a liberdade de verbalizar, debater, construir em parceria um produto, uma ação, uma experiência de vida e pedagógica-profissional. Para exemplo disso é possível acompanhar o vídeo introdutório gravado em conjunto pelo trio de autores.

Refinamento editorial combina com rigor científico?

A obra realmente une arte editorial e cientificidade. A pesquisa em ciências humanas e sociais traz aportes de valor para a formação de professores. Eu por exemplo participo há mais de uma década no Grupo de Pesquisa Formação de Professores e currículos inovadores (Forpec- PUC-SP) com vários artigos publicados com Dr. Marcos Masetto e colegas da equipe de pesquisa. Em minha prática pedagógica e dos 3  autores do TDD podemos afirmar que é impossível dissociar o ensino, da reflexão, do compartilhamento, do aprofundamento, da pesquisa.

Você participa de outros grupos de pesquisa?

No Mestrado de Educação Profissional em Promoção da Saúde e Educação UNASP SP onde participo do FORME, grupo de pesquisa formação de educadores (docentes e gestores). Tomo parte ainda do Gepave , grupo de estudos e pesquisas em avaliação educacional na USP  e lidero com outro docente o Grupo de pesquisa Interdisciplinaridade em Saúde e Educação (In) Tese no  UNASP SP

Viva o melhor de dois mundos

Como acontece a conexão entre trabalho e prática docente?

O livro faz isto a partir dos cenários e contextos do mundo da educação na atualidade, os desafios do momento em que vivemos, inclusive para pensar o munda da escola e do trabalho na pandemia e pós pandemia do covid 19.

Há destaques a serem feitos nesta abordagem?

Ao se destacar, por exemplo, ações do projeto educativo, de maneira colaborativa, muitas vezes híbrida propomos uma sequência de ações diferenciadas para o planejamento pedagógico. A inovação foi trabalhada como um conjunto de ações práticas e conceituais que vão muito além de simplesmente comprar um novo recurso tecnológico de forma pontual na escola.

A inovação pedagógica considera a cultura local?

Isto é feito a partir de projetos pedagógicos inovadores apontados no livro tendo como foco diferentes  culturas, contextos e classes sociais. A autoavaliação do desenvolvimento docente é em muitos aspectos uma contribuição para a reflexão e retomada de planos e ações. A autoavaliação do desempenho profissional traz contribuições no capítulo 12 para a vida do professor e o mundo do trabalho de forma bem intencional.

Onde entram as vídeos-aulas?

As vídeo-aulas trazem de forma viva, na voz e imagem do próprio autor os aspectos que cada um deles julgou pertinente destacar ou acrescentar aos capítulos do livro.

Quais suas palavras finais?

A Trilha de Desenvolvimento Docente representa para mim uma conquista. Na verdade um sonho de contribuir no aprimoramento docente a partir de uma obra escrita por várias mãos. Acredito que o projeto inova a formação de professores no Brasil, pensando no profissional de maneira integrada, holística e inovadora. Estou muito feliz por fazer parte desse projeto! Juntos abriremos novas trilhas!

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