Por Jael Eneas

Qual é a relação entre saúde e vida universitária? A VIVER Editora abre a temporada “saúde e educação”, entrevistando Gina Abdala (Doutora em Ciências, USP), docente do Mestrado Profissional em Promoção da Saúde e do Curso de Enfermagem (Bioestatística) do UNASP.

O impacto da saúde na educação como fator de formação cresceu a partir da implementação da Política Nacional de Promoção da Saúde (Portaria MS 687 de 30 de março de 2006)[1], na qual o Pacto pela Vida se constitui num dos princípios base.

Desta forma, os oito fatores que promovem a saúde (água, repouso, nutrição, ar puro, exercício físico, vida equilibrada, luz solar e espiritualidade), conhecidos como “oito remédios”, transformam-se em dicas para você que faz cursos de pós-graduação.

A doutora Gina Abdala atua nas áreas de religiosidade, espiritualidade, estilo de vida (q8rn.com), qualidade de vida e bioestatística. Na entrevista, ela destaca que ações de atenção à saúde vão além da pós-graduação. Na verdade, trata-se de um estilo de vida. 

VIVER Editora
Existem conexões práticas entre saúde e vida universitária?

Gina Abdala
Sim, com certeza. Não podemos dissociar a vida do estudante da saúde. A saúde está conectada a tudo que fazemos. Nosso cérebro precisa ser cuidado, zelado e vigiado por meio dos hábitos que temos. Eles impactam diretamente no pensar, agir e no relacionar.

VIVER Editora
Mesmo sob estresse do dia a dia, é possível estudar e ter qualidade de vida?

Gina Abdala
O estresse, até certa medida, nos ajuda a produzir, mas, quando passa do limite, ele é prejudicial. É preciso ter equilíbrio e colocar prioridades na vida. O aluno pode estudar com qualidade de vida se souber fazer escolhas sábias, entre elas, ter um bom estilo de vida.

estudante-feliz

VIVER Editora
O que significa “bem-estar”, se saúde é mais do que “ausência de doença”?

Gina Abdala
Nunca estaremos livres das doenças físicas ou mentais. O bem-estar envolve trabalhar na contenção de fatores de risco. Eles estão presentes em todas as esferas da vida (física, mental, emocional e espiritual).

VIVER Editora
Isso envolve escolhas pessoais?

Gina Abdala
Sim. Estar bem sempre requer atitude e boas escolhas. Mesmo que você tenha herdado algum dano físico ou mental, você pode escolher estar bem, seguindo alguns princípios básicos de saúde. Um exemplo disso é praticar os oito remédios naturais.

VIVER Editora
O que são os “Oito Remédios Naturais”?

Gina Abdala
Os oito remédios naturais são princípios simples de saúde e bem-estar: nutrição equilibrada, exercício físico regular, água pura, luz solar, temperança (usar com moderação o que é bom e evitar o que é nocivo), ar puro, descanso e confiança em Deus (ou num ser superior).

VIVER Editora
É possível conciliar o estilo de vida com a pós-graduação?

Gina Abdala
A pós-graduação demanda muita dedicação e cobranças, mas é aí que você precisa ser sábio para fazer boas escolhas e usar a prioridade. Estabeleça uma agenda de estudos, mas também de autocuidado, lembrando-se sempre do equilíbrio e das regras dos oito remédios naturais.

VIVER Editora
Existe algum site sobre os “Oito Remédios Naturais”?

Gina Abdala
Sugiro o site www.q8rn.com para que você veja como está seu estilo de vida e tenha mais sabedoria e tire boas notas na academia.

O que você achou desta publicação? A VIVER Editora deseja saber sua opinião. Deixe seu comentário.

9 + 10 =

plugins premium WordPress
Loading...