Por Jael Eneas

Em tempos de correria, a escolha nutricional é um desafio para quem deseja ter bom rendimento acadêmico.

O corpo bem alimentado otimiza a mem√≥ria e a concentra√ß√£o. Todavia, numa vida estudantil marcada pelo ritmo das conex√Ķes r√°pidas, favorece-se a incorpora√ß√£o de h√°bitos alimentares, por vezes, nocivos √† sa√ļde.

 

H√° ocasi√Ķes em que, durante a rotina de estudo, por comodidade ou pela absoluta falta de tempo, opta-se pelos fast-foods, que se incorporam aos nossos h√°bitos alimentares. A p√©ssima not√≠cia √© que esses alimentos s√£o ricos em a√ß√ļcares, gorduras e em nutrientes que travam a mem√≥ria, favorecem a obesidade e suscitam doen√ßas como diabetes e mol√©stias cardiovasculares.

Hoje o blog da VIVER Editora conversa com a especialista na área de nutrição Glaucia Barrizzelli Murino[1], mestre em ciências da nutrição humana, aplicada pela Universidade de São Paulo (USP). Ao especializar-se em nutrição pelo Hospital Israelita Albert Einstein, Glaucia Murino observa que vale a pena experimentar novos hábitos alimentares.

 

VIVER Editora

O que escolher: uma fruta ou fast-food?

Glaucia Murino

Com certeza uma fruta.

Food

VIVER Editora

Mas um fast-food √© t√£o saboroso…¬†

 

Glaucia Murino

Tem um detalhe: enquanto as frutas s√£o ricas em vitaminas, minerais, compostos antioxidantes e fibras, os alimentos produzidos nas redes de fast-food s√£o cheios de gorduras prejudiciais, a√ß√ļcar, corantes e conservantes.

 

VIVER Editora

Isso significa sinal vermelho para sanduíches?

 

Glaucia Murino

O fast-food deve ser uma op√ß√£o eventual. No dia a dia precisamos de ‚Äúnutrientes de qualidade‚ÄĚ. Quando falo em nutrientes de qualidade, n√£o me refiro apenas √†s frutas, mas a todos os alimentos naturais, √†quela comida preparada de prefer√™ncia em casa e com ingredientes que v√™m do hortifruti ou do supermercado.

 

VIVER Editora

Por que quem estuda deve se preocupar com isso?

 

Glaucia Murino

O c√©rebro precisa de bons nutrientes para trabalhar e o intestino precisa de fibras para funcionar. Precisamos da ‚Äúcomida de verdade‚ÄĚ, rica em vegetais e com pouca carne, que proporciona tudo isso.

 

VIVER Editora

Existe relação entre intestino e cérebro?

 

Glaucia Murino

Sim. √Č preciso entender o papel do intestino no bom funcionamento do c√©rebro e na regula√ß√£o das emo√ß√Ķes. Um intestino que n√£o funciona todos os dias fica cheio de toxinas, e isso tem impacto no c√©rebro.

 

VIVER Editora

Nesse contexto, as calorias exercem papel importante?

 

Glaucia Murino

Sim, de forma direta. O cérebro de uma pessoa que está estudando consome grande parte das calorias diárias. Fornecer essas calorias é fundamental, por isso dietas restritivas nessa fase não vão ajudar.

 

VIVER Editora

Dietas restritivas… o que é isso?

 

Glaucia Murino

Eu explico. Embora o jejum esteja na moda, a restri√ß√£o de alguns grupos alimentares, como gl√ļten e lactose, incluindo carboidratos ou gorduras, √© altamente prejudicial e at√© perigosa para quem usa muito o c√©rebro.

 

VIVER Editora

Voc√™ est√° fazendo um alerta…

 

Glaucia Murino

Veja, as restri√ß√Ķes s√≥ devem ser feitas em casos de alergias ou intoler√Ęncias e com a supervis√£o de um m√©dico capacitado ou nutricionista. Quer ter mais foco, melhor capacidade de memoriza√ß√£o, menos ansiedade e mais controle das suas emo√ß√Ķes? D√™ para o seu c√©rebro o que ele precisa.

VIVER Editora

Comer é ato cultural ou estilo de vida?

 

Glaucia Murino

Boa pergunta: n√£o podemos ignorar o papel da alimenta√ß√£o como ato cultural, principalmente porque o Brasil √© um pa√≠s de dimens√Ķes continentais, onde os estados do Norte e Nordeste t√™m h√°bitos alimentares totalmente diferentes dos estados do Sul, por exemplo.

Respeitar essas diferenças culturais na alimentação é respeitar o indivíduo. Não existe fórmula pronta.

VIVER Editora

Onde entra o ato de comer como um estilo de vida?

 

Glaucia Murino

√Ä medida que me alimento de forma inadequada, assumo um estilo de vida e, infelizmente, a epidemia de obesidade e doen√ßas cr√īnicas n√£o transmiss√≠veis vem do descuido de uma alimenta√ß√£o n√£o balanceada.

 

VIVER Editora

Existe dieta milagrosa para turbinar os estudos?

 

Glaucia Murino

A dieta milagrosa é aquela que se adapta ao seu estilo de vida, aquela que você adota sem sofrer, que fornece todos os nutrientes, fibras e antioxidantes. Dieta calibrada é aquela que tem a quantidade suficiente de calorias para o equilíbrio do seu corpo, sem engordar e nem emagrecer.

 

VIVER Editora

Hoje fala-se de dietas alternativas…

 

Glaucia Murino

Existem evid√™ncias de que a dieta mediterr√Ęnea e a dieta integral baseada em plantas s√£o excelentes para o funcionamento do c√©rebro e para auxiliar no controle das emo√ß√Ķes. Mas elas precisam ser adaptadas para o momento em que voc√™ est√° vivendo.

 

VIVER Editora

Que dicas nutricionais você tem para quem deseja mudar?

 

Glaucia Murino

  • Comece pelo supermercado; ter ingredientes de qualidade vai facilitar na hora de preparar o alimento.

 

  • N√£o compre ‚Äúbesteiras‚ÄĚ, como chocolates, biscoitos doces, salgadinhos, iogurtes cheios de a√ß√ļcar, etc.

 

  • Para petiscar, opte por castanhas ou amendoim em pequenas quantidades, frutas picadas, granola, tomatinho-cereja, palitos de cenoura ou pepino, torradinha integral com homus e coalhada seca ou at√© mesmo uma barrinha de cereal ou de prote√≠na de qualidade.

 

  • Nunca pule refei√ß√Ķes. Caf√© da manh√£, almo√ßo e jantar s√£o obrigat√≥rios.

 

  • Procure comer todos os dias no mesmo hor√°rio, com uma varia√ß√£o m√°xima de uma hora entre um dia e outro. Seu corpo vai se acostumar e sentir fome nos hor√°rios habituais.

 

  • N√£o exagere no caf√© e n√£o se esque√ßa de se hidratar bebendo bastante √°gua ou ch√°.

 

  • Coma muitos vegetais e algumas frutas, cereais integrais, um pouco de carne, ovos e leite.

 

  • E o principal: o ato de comer n√£o deve causar estresse, ao contr√°rio, deve trazer prazer e alegria.

 

Se voc√™ gostou do conte√ļdo, fa√ßa contato conosco. A VIVER Editora aposta em seus estudos e oferece p√≥s-gradua√ß√£o para suas necessidades acad√™micas.

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