POR JAEL ENEAS
O Plano Nacional do Livro Didático (PNLD) foi criado em 1937. A educadora Cristina Zukowsky destaca projetos para a data.

O dia 27 de fevereiro celebra o recurso que impacta diariamente a vida dos alunos: o livro didático. Na condição de suporte docente, por vezes ele é a única alternativa para professores em sala de aula.

Porém, em tempos de alta convergência tecnológica, o livro didático se conecta com ferramentas audiovisuais do mundo digital para auxiliar no aprendizado discente em larga escala. Neste mix de formatos, o conteúdo de diversas áreas (literatura, química, física, matemática e história, por exemplo) se torna imprescindível.

Cristina ZukowskyPara marcar o momento festivo, a doutora em educação Cristina Zukowsky, autora e uma das coordenadoras do Projeto VIVER, fala do impacto do livro didático na vida dos alunos sob a perspectiva da formação para a vida.

1- Alunos e professores com os livros nas mãos. O que se espera agora?

Cristina Zukowsky
A Editora comemora a data produzindo conteúdos relevantes. Não queremos apenas soltar livros nas mãos dos professores e alunos. Nossa missão é acompanhar o desenvolvimento das ações educativas após a impressão do livro.

Alunos e professores com os livros nas mãos. O que se espera agora?

Cristina Zukowsky
Excelente pergunta. Não basta garantir o acesso ao livro didático. É importante que o conteúdo esteja inserido num projeto de formação planejado, intencional e, sobretudo, de acompanhamento discente. 

No caso dos professores, a formação continuada se propõe subsidiar cada proposta contida nos livros. E isso inclui também a escola, a família e a comunidade. A Viver Editora acredita em projetos participativos. É assim que comemoramos o Dia do Livro Didático.

3- Livros didáticos para as famílias. Isso é importante no processo formativo?

Cristina Zukowsky
Envolver os pais e responsáveis legais é o ponto da virada. Por isso, o Projeto VIVER tem conteúdo exclusivo para a família, desde o 1º ano do ensino fundamental até o 3º ano do ensino médio, o “terceirão”.

A ideia é abrir horizontes e novos olhares profissionais, culturais e pessoais, além de oferecer suporte à família com relação ao conhecimento dos próprios filhos, sejam eles crianças ou adolescentes.

4- Como os livros podem ajudar as famílias?

Cristina Zukowsky
Existem para cada livro didático materiais de apoio e suporte. Através de vídeos e dicas de atividades, que podem ser acessados por QR Codes especiais, a família participa e se torna parceira do professor.

5- Há algum projeto piloto em funcionamento?

Cristina Zukowsky
Sim. Por exemplo, para os livros do 9º ano (ensino fundamental) e 1º ano (ensino médio), os autores gravaram palestras e oficinas interativas. Eu mesma, juntamente às famílias, tenho assistido às aulas e participado de atividades conjuntas.

6- Por que no ensino médio o Projeto VIVER é visto como “itinerário de vida”?

Cristina Zukowsky
Para além das 1.800 horas de formação básica, a Viver Editora percebe que é possível converter as demais 1.200 horas em itinerários formativos. Isto é um diferencial, pois abre espaço para o aluno conhecer seu potencial.

7- Dialogar sobre competências e habilidades individuais é importante?

Cristina Zukowsky
O mundo seria melhor se o aluno aprendesse a fazer escolhas assertivas ao descobrir melhor suas habilidades. Antes não havia espaço nem tempo para se discutir o projeto de vida na sala de aula.

 

8- Você escreveu livros para o 9o ano e o 1o ano do ensino médio. Como foi essa experiência?

Cristina Zukowsky
Que experiência maravilhosa! Sou pesquisadora e professora universitária, mas voltei à educaçãobásica, entrei na sala de aula e conversei com os alunos. Perguntei sobre seus sonhos, anseios de vida e expectativas pessoais. Quis saber o que os alunos pensavam sobre a comunidade ao redor da escola.

Foi impactante perceber que os jovens têm ideias e, sobretudo, ideais. Sem dúvida, se houver diálogo e reflexão coletiva, teremos alunos mais preparados para a vida ao final do ensino médio.


9- Deixe suas últimas dicas.

Cristina Zukowsky
A vida precisa ser vivida de forma intensa. Isso vale para professores, pais, família e estudantes. A VIVER Editora pode ser resumida no acróstico:


V (vivenciar e apreciar o conhecimento por si mesmo);
I (interagir por meio de construtivos relacionamentos interpessoais);
V (vibrar com motivação intrínseca em favor de si e do outro);
E (escolher de forma crítica para a tomada de decisões);
R (ressignificar constantemente o propósito e plano da vida).

Viver Editora
Assessoria de Comunicação

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