POR JAEL ENEAS

Com melhor defesa imunológica, você vai enfrentar os desafios acadêmicos com mais garra. Um dos segredos é tomar sol (claro, com moderação)!

A luz solar moderada em determinadas horas do dia faz com que o corpo sintetize a vitamina D. Ela √© capaz de fortalecer nossos m√ļsculos e aumentar a imunidade. Mas como isso funciona?

Tomar sol promove uma s√©rie de rea√ß√Ķes qu√≠micas no organismo. Quando a pele √© exposta √† luz solar, os raios ultravioletas ajudam a produzir a vitamina D. Mais de 90% da vitamina D √© produzida dessa forma, que √© conhecida como end√≥gena.

O artigo de revis√£o publicado pela Revista Brasileira de Reumatologia[1], in ‚ÄúA Import√Ęncia dos N√≠veis de Vitamina D nas Doen√ßas Autoimunes‚ÄĚ, assevera que a ‚Äúintera√ß√£o da vitamina D com o sistema imunol√≥gico vem sendo alvo de um n√ļmero crescente de publica√ß√Ķes nos √ļltimos anos‚ÄĚ.

No cap√≠tulo 24 da pesquisa publicada pela ScienceDirect[2], p√°ginas 253-263, os pesquisadores Wishart, Maggini e Wintergerst afirmam que a ‚Äúvitamina D desempenha um papel imunorregulador na imunidade… e seu baixo n√≠vel implica em dist√ļrbios imunol√≥gicos e doen√ßas infecciosas‚ÄĚ.

A boa not√≠cia √© que a maior parte da vitamina D √© produzida pelo corpo atrav√©s da exposi√ß√£o ao sol. Todavia, h√° uma recomenda√ß√£o: luz solar em demasia pode fazer mal √† sua sa√ļde. Em peles sens√≠veis o excesso produz queimaduras, alergias e manchas. Por isso, observe o hor√°rio adequado e o correto uso de protetores.

Dicas para você:

  1. Tome sol com moderação
    Remova cortinas, abra as janelas e suspenda persianas para que os raios de sol entrem nos locais onde você estuda.
  2. Faça do jeito certo
    Tome sol nos braços e pernas, de quinze a vinte minutos, porém em horários recomendados e sempre com protetor.
  1. Use acessórios adequados
    Leia livros à luz do sol moderado, porém use acessórios como bonés e chapéus durante a exposição solar.
  1. Combine pr√°ticas saud√°veis
    Experimente combinar luz solar com a prática do exercício físico, se possível sempre ao ar livre.
  1. Melhore sua imunidade
    Adote h√°bitos com base em estilo de vida saud√°vel. Al√©m de melhorar o bem-estar geral, voc√™ vai turbinar seu rendimento nos estudos. Sa√ļde e P√≥s-gradua√ß√£o s√£o elos indissoci√°veis. Experimente um novo agir!

Somos uma equipe de educadores que aposta em seu talento pessoal. Temos expertise e recursos para ajudar você na qualificação profissional. Faça contatos.

 

VIVER Editora
Paix√£o pela Vida

[1] https://www.scielo.br/j/rbr/a/5BcvSsQGhJPXXD8Q9Pzff8H/

[1] https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/B9780124186804000245

plugins premium WordPress
Loading...