POR JAEL ENEAS
Ao constatar que o “trabalho vai mudar no futuro, porém não vai sumir”, exige-se do estudante de pós-graduação atenção especial nas grandes tendências.

O Center for the Future of Work[1] publicou relatório que destaca 21 profissões do futuro a serem procuradas na próxima década[2]. A Cognizant Technology Solutions (CTS), empresa especializada em tecnologia da informação, elaborou estudos com base em fatores capazes de moldar realidades futuras.

A equipe considerou áreas como meio ambiente, migração, biotecnologia e demografia para criar cenário factível e possibilidades reais. Neste contexto aparecem novos conceitos e expressões como upskilling, cujo objetivo é ensinar ao trabalhador um novo conhecimento ou habilidade buscando melhorar seu desempenho.

O conceito reskilling, conhecido no mercado pela expressão “reciclagem profissional”, visa treinar colaboradores para a realocação de posto de trabalho, fazendo com que eles adquiram novas habilidades. Enquanto o lifelong learning, com seus quatro pilares (aprender a conhecer; aprender a fazer; aprender a conviver e aprender a ser), defende a ideia de que os estudos devem ser permanentes, e não apenas durante um curto período da vida.

A partir do relatório da Cognizant, que organizou as “21 Profissões do Futuro”[3], sete atividades foram escolhidas por fazer interface com a formação de educadores digitais e a pesquisa de novas ferramentas para o ensino-aprendizagem.

[1]https://www.cognizant.com/futureofwork/whitepaper/21-places-of-the-future

[2]https://www.cognizant.com/futureofwork/podcast/21-places-where-future-of-jobs-are-emerging-worldwide

[3]https://www.cognizant.com/futureofwork/podcast/what-makes-a-location-the-place-of-the-future-of-work

 

Nova

Profissão

Expertise

Habilidades

1. Construtor de

Jornadas de Realidade

Aumentada

Projeta, escreve, cria, calibra, gamifica, constrói e personaliza jornadas de realidade aumentada.

Ter perfil criativo, anos de experiência com jogos  competitivos multiplayer, familiaridade com tecnologias, como Microsoft HoloLens e Facebook Oculus, e com metaversos de conteúdo.

 

2. Curador de

 Memórias Pessoais

Contata stakeholders, imprensa e fontes históricas, recria e arquiteta experiências passadas de pessoas que perderam suas memórias. Utiliza realidade virtual.

 

Ser criativo, ter nível excepcional de inteligência emocional, habilidades de comunicação, empatia, capacidade narrativa e vontade de inovar.

3. Analista de Quantum Machine Learning

Pesquisa e desenvolve soluções de ponta que aumentem a velocidade e performance de algoritmos e sistemas, ao integrar as duas disciplinas.

 

Ter um perfil criativo e uma pós-graduação na área, além de anos de experiência com machine learning, computação quântica ou data science.

4. Gerente de Equipe Humanos-Máquinas

Desenvolve um sistema de interação para que seres humanos e máquinas conversem melhor, o que aprimora essa equipe híbrida.

Ter formação em psicologia ou neurociência e qualificação posterior em ciência da computação, engenharia ou recursos humanos. É preciso ter experiência em áreas relacionadas, como machine learning ou interação entre humanos e robôs. Experiência com UI/UX é um diferencial.

 

5. Mestre de Edge Computing

Cria, mantém e protege o ambiente de edge computing, ou computação na “borda” (trata-se do limite da rede de computação em nuvem, perto da fonte de dados).

 

Doutorado na área ou em áreas relacionadas, experiência com segurança e protocolo de internet das coisas (IoT), entre outros assuntos. Capacidade de arquitetar e projetar ambientes de computação em nuvem ou edge computing.

6. Gestor de Desenvolvimento de Negócios de Inteligência Artificial

Define, desenvolve e implementa programas eficazes para acelerar vendas e negócios de inteligência artificial (IA).

Ter experiência com vendas e desenvolvimento de negócios em grandes organizações, além de experiência corporativa com plataformas de IA, machine learning e computação em nuvem.

 

7. Facilitador de TI

Explora tendências digitais e cria uma plataforma self-service automatizada para que usuários construam seus próprios ambientes colaborativos, incluindo assistentes virtuais.

Ter formação em TI, ciências da computação, engenharia, ciências naturais ou administração de empresas. Habilidades de comunicação e liderança também são necessárias.

A VIVER Editora oferece suporte para você alcançar seus sonhos. Faça contato conosco. Sucesso.

plugins premium WordPress
Loading...