“É na educação dos filhos que se revelam as virtudes dos pais” Coelho Neto (1864-1934), escritor, político e membro da Academia Brasileira de Letras.
A pedagoga Anne Elise Medeiros Gomes, especialista em educação musical e escritora da Viver Editora, mãe da Júlia, 5 anos, escreveu o livro orientado para famílias de alunos do 4º Ano – Anos Iniciais
O blog da Viver Editora, ao dialogar com a autora, procurou descobrir a importância de se construir a identidade a partir do criar, sentir, pensar, inventar e inovar, com base na BNCC (Base Nacional Comum Curricular) do Ministério da Educação.
Qual é o motivo de existir um livro para famílias de alunos do 4º Ano – Anos Iniciais?
Anne Elise M. Gomes
Porque as crianças com 9 ou 10 anos estão quase no fim da infância, e muitos traumas que levamos para a vida adulta decorrem de situações das quais não sabíamos como lidar. Agora, como cuidadores que buscam inteligência emocional, podemos agir de forma diferente. Afinal, uma infância bem vivida resulta em um adulto feliz.
Qual é a proposta do seu livro?
Anne Elise M. Gomes
Resgatar a infância e promover conexões verdadeiras e duradouras entre pais e filhos.
Exercícios para a família. Eles são importantes?
Anne Elise M. Gomes
São fundamentais. É treinando diariamente que vamos melhorar nossa performance. Digo isso no sentido físico e emocional.
Qual é o objetivo da tarefa “quebrar ciclos”?
Anne Elise M. Gomes
Entender que somos o que somos, apesar do que nos aconteceu, e só cabe a nós fazer diferente. Devemos reproduzir apenas aquilo que nos fez bem. O que nos machucou serve de aprendizado do que não devemos fazer.
Há benefícios em refletir sobre relações possessivas e autoritárias?
Anne Elise M. Gomes
Sem dúvida! A capacidade de reconhecer as próprias emoções e as dos outros é um sinal de inteligência emocional. Saber o que fazer com o que estamos sentindo é a chave para desenvolver um relacionamento saudável.
Que tal um abraço em família?
Anne Elise M. Gomes
Nada melhor do que passar tempo junto de quem a gente mais ama. Olhe nos olhos da sua criança e diga todos os dias: “Te amo mais do que ontem e menos que amanhã. Não importa o que você fale ou faça, o meu amor por você nunca diminui, só aumenta!”.
Quais dicas você daria para curtir a família?
Anne Elise M. Gomes
- Façam pelo menos uma refeição por dia em família, sem pressa, sem TV, sem celulares…
- Tenham um momento no fim do dia para avaliar o que teve de bom e ruim. O que foi bom, a gente repete, o que não foi, pensamos em estratégias para melhorar.
- Responda TUDO o que o seu filho tiver curiosidade. Se não souber, pesquisem juntos. Saiba que ninguém fará isso da mesma maneira que você.
- Adultos – contem com detalhes sobre algo inusitado que aconteceu no trabalho. Assim, as crianças também compartilharão os acontecimentos da escola.
- Passem tempo juntos relembrando episódios do passado. Exemplo: Infância dos pais, quando descobriram a gravidez, nascimento, coisas engraçadas e tristes … Isso fortalece as memórias e as conexões.
(1) Anne Elise Medeiros Gomes possui graduação em Pedagogia pela Veiga de Almeida e Pós Graduação em Educação Musical no UNASP.
Além disso tem experiência na área de educação, com ênfase em inclusão. Atualmente, faz parte do grupo de professores da Educação Infantil do UNASP.
Jael Eneas
Viver Editora
Assessoria de Comunicação