Talvez você já tenha se perguntado se a educação socioemocional (ESE) é um modismo ou veio para ficar. A partir do momento em que o tema virou lei, a competência de ensinar alunos a reconhecer e gerenciar suas próprias emoções se tornou relevante para quem ensina.


Além disso, no espaço escolar versus comunidade, o professor não só deve desafiar os alunos a lidar com situações de conflito de forma eficaz como também promover ações positivas em relação aos outros.


Sendo assim, as competências socioemocionais deixam de ser tarefas docentes isoladas para se tornar uma missão de vida. Abaixo seguem dicas para você iniciar a caminhada no processo da ação/reflexão/ação.

1. Importância da ESE

  • Colabora na adaptação da criança ao seu contexto escolar, familiar e social.
  • Desenvolve autoestima e empatia nos relacionamentos interpessoais.
  • Promove relações positivas na tomada de decisões responsáveis.
  • Maneja situações desafiadoras de forma eficaz na perspectiva do bem comum.

2. Estímulo da ESE

  • Autoconsciência. Valoriza o conhecimento de cada pessoa, considera forças e limitações com foco em atitudes otimistas.
  • Autogestão. Encoraja o gerenciamento eficiente do estresse, o controle de impulsos e a definição de metas. 
  • Consciência Social. Fomenta a empatia ao colocar-se “no lugar dos outros”, respeitando a diversidade. 
  • Habilidade Relacional. Coopera na solução de conflitos de modo construtivo e resiste à pressão social inadequada (bullying, racismo, etc.).
  • Decisão Responsável. Defende autonomia para escolhas pessoais e valoriza interações sociais éticas.
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