“Hoje eu vivo pra aprender e aprendo pra viver”. Projota (1986), rapper, compositor e produtor musical.

A doutora em educação Cristina Zukowski Tavares realizou uma memorável palestra sobre “Lifelong Learning” na sede da DH, Desenvolvimento Humano. O conceito “aprendendo ao longo da vida” defende a ideia de que o real aprendizado humano acontece no decorrer da existência, não somente num dado período da vida.

Devido à importância do tema para a educação, o blog da Viver Editora revisitou repositórios de universidades públicas, sediadas no estado de São Paulo, para indicar dissertações de mestrados e teses doutorais sobre a importância da cultura de paz no âmbito da educação.

A palavra-chave “lifelong learning” foi adotada como método de pesquisa nas bases de dados de universidades públicas e privadas. O eixo central da palestra foi aprender a aprender; aprender a ser; aprender a fazer; e aprender a conviver.

 

1. A construção de repertórios de competências em gestão da
educação profissional a partir das práticas de aprendizagem
vivenciadas ao longo da vida

 

Autoria: Silva, Silvana Ferreira Pinheiro

Modalidade: Tese Doutoral | UFSC

Link | PDF
https://bit.ly/49J1EgW

 

Resumo/Objetivo (Síntese)
A tese buscou compreender como as práticas de aprendizagem vivenciadas pelos gestores atuantes no contexto estratégico da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (EPCT) contribuem para o desenvolvimento de competências profissionais. Adicionalmente, validam perspectivas da lifelong learning, permitindo qualificar os gestores entrevistados como lifelong learners, ou seja, aprendizes ao longo da vida.

 

2. Os conceitos de Educação e Aprendizagem ao Longo da
Vida: aspectos históricos e a Educação Especial Brasileira

 

Autoria
Parada, Eunice Rodrigues Valle | UNIOESTE

Modalidade: Dissertação de Mestrado

Link | PDF
https://bit.ly/3ux2HS9

 

Resumo/Objetivo (Síntese)
O estudo objetiva analisar e compreender os conceitos de Educação ao Longo da Vida (ELV) e Aprendizagem ao Longo da Vida (ALV), seus aspectos históricos e sua significação a partir de seu surgimento na legislação brasileira sobre Educação Especial e/ou sobre pessoa com deficiência/necessidades especiais, bem como nos documentos internacionais, como a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e Declaração de Incheon, aprovada em 2015, na Coreia do Sul, e seu Marco de Ação da Educação 2030.

 

3. Lifelong Learning e a sua Contribuição para o Ensino
Emancipatório

 

Autoria
Ghisleni, Taís Steffenello Ghisleni; Becker, Elsbeth Léia Spode; Canfiled, George de Salles

Modalidade: Artigo| Faculdade Antonio Meneghetti

Link | PDF
https://bit.ly/42Ln62m

 

Resumo/Objetivo
O artigo objetiva apresentar o ensino no Brasil, a metacognição e o ensino emancipatórios e a importância do Lifelong Learning no contexto do mundo pós-moderno. Contextualiza o ensino no Brasil, evidencia a importância conceitual e os desdobramentos práticos do Lifelong Learning.

 


4. Atividades de Aprendizagem ao Longo da Vida para Idosos:
Uma Revisão do Âmbito

 

Autoria
Flauzino, Karina de Lima; Gil, Henrique Manuel Pires Teixeira; Batistoni, Samila Sathler Tavares; Costa, Maraiza Oliveira; Cachiioni, Meire Cachioni.

Modalidade: Artigo | USP

Link | PDF
https://bit.ly/3uEVVd4
https://repositorio.usp.br/item/003114568

 

Resumo/Objetivo (Síntese)
O paradigma da aprendizagem ao longo da vida tornou-se um fenómeno global, tendo influência na organização política de vários países. O objetivo deste estudo foi mapear atividades de aprendizagem ao longo da vida para pessoas idosas, para compreender como esse paradigma tem sido incorporado em ações práticas.

 

Jael Eneas
Viver Editora
Assessoria de Comunicação

plugins premium WordPress
Loading...