POR JAEL ENEAS
O espaço escolar tem papel relevante na construção da cidadania. Ao fazer parceria com a família, a escola propõe itinerários formativos para a vida.
O conceito weberiano (Max Weber, 1864-1920) vê as instituições sociais como mecanismos que agem na integração do indivíduo à sociedade. Assim, a família, a escola, o trabalho, a Igreja e o Estado funcionam para formar a coesão social. Por esta visão conceitual, a coesão é o grau de consenso entre os indivíduos de um determinado grupo social.
Em outras palavras, o processo de socialização se instaura através da coesão social promovida pelas instituições sociais. Ao passarem regras e normas, elas unem pessoas em um corpo coeso que transforma uma coletividade (indivíduos) em sociedade. Por isso, a cidadania advém da consciência social de pertencimento a um determinado grupo social.
História, Conflito e Mediação
No Brasil, foram os jesuítas que introduziram o ensino formal em 1549. Sob comando do padre Manuel da Nóbrega, a Companhia de Jesus visionava difundir a fé católica. No contexto da catequese dos índios, os padres ensinavam a escrita, a leitura e a matemática, o que incluía a doutrina religiosa.
Ao serem expulsos do Brasil em 1759, instituiu-se o ensino laico através das Aulas Régias. Desta forma, marca-se o surgimento do ensino público, sem a mediação e controle da Igreja. Um passo importante foi dado na primeira carta constitucional (1824), onde se assegurou a educação primária e gratuita no Brasil.
Passear na linha do tempo é uma forma de celebrar o “Dia da Escola”, é revisitar a trajetória de avanços, mas também de conflitos. Nessa reflexão coletiva, é preciso se perguntar: que contribuições a escola tem frente às demandas sociais e comunitárias locais?
Itinerários Formativos
A Viver Editora comemora essa data com a produção de livros, cujo objetivo é atender o novo ordenamento legal para a Educação Básica. No que tange ao Ensino Médio, por exemplo, os alunos vão poder escolher itinerários formativos, com foco nas áreas de conhecimento e na formação técnica-profissional, conforme a Lei Federal nº 13.415/2017.
Além disso, a Base Nacional Curricular Comum (BNCC) abre espaço ao “Projeto de Vida”, um roteiro de atividades, práticas e reflexões na busca de respostas às perguntas iniciais da existência, tais como: “Quem sou? Por que existo? Nesta caminhada formativa, a família e a comunidade são chamadas a participar com a escola.
Como editora de conteúdos formativos, temos “Viver” no nome, na visão e na missão institucional. Através de livros para os alunos, os professores e a família, busca-se o desenvolvimento pleno dos estudantes. O Projeto Viver fomenta a construção identitária, cidadã e profissional.
Coleções – Educação Básica
https://www.vivereditora.com.br/projeto-viver-2/
Trilha de Desenvolvimento Docente | TDD
https://www.vivereditora.com.br/trilha-de-desenvolvimento-docente
Trilha de Desenvolvimento Docente | TDD
https://www.vivereditora.com.br/pos-graduacao-modulo-1
Viver Editora
Assessoria de Comunicação