De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU) e a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), a cultura de paz é um conjunto de valores, atitudes, modos de comportamento e de vida que rejeitam a violência e apostam no diálogo para prevenir e solucionar conflitos, agindo sobre suas causas.

A partir de repositórios de universidades públicas sediadas no Estado de São Paulo, a série “Mundo da Pedagogia” propõe indicar dissertações de mestrados e teses doutorais sobre a importância da cultura de paz no âmbito da educação.

A palavra-chave “cultura de paz” foi adotada como metodologia de pesquisa nas bases de dados da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), onde se privilegiaram o fazer pedagógico e as implicações na relação aluno-professor-família-comunidade.

A relação a seguir também destaca a comunicação científica e os artigos apresentados em eventos acadêmicos nacionais e internacionais, formando uma seleção de links para download de trabalhos em PDF, com o objetivo de oferecer suporte a pesquisadores e estudiosos do tema da cultura de paz com fins pedagógicos.

UNESP Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”

1. Justiça Restaurativa na Escola: reflexos sobre a prevenção da violência e indisciplina grave e na promoção da cultura de paz

Autoria: Santana, Clóvis da Silva

Modalidade: Dissertação de Mestrado

Link | PDF  https://repositorio.unesp.br/handle/11449/92238

Resumo/Objetivo (Síntese)

O presente estudo foi construído no âmbito da Linha de Pesquisa Políticas Públicas, Organização Escolar e Formação de Professores e teve por objetivo investigar os reflexos do modelo de resolução de conflitos denominado Justiça Restaurativa sobre a prevenção da violência, a indisciplina grave e a promoção da cultura de paz numa escola da rede pública da Região Metropolitana de São Paulo. As práticas restaurativas são antigas formas de resolução dialogada e pacífica de conflitos.

2. A Educação para a Paz: possibilidades pedagógicas

Autoria  Cyrino, Marina; Souza Neto, Samuel; Benites, Larissa Cerignoni; Costa, Mariane Gimenes

Modalidade: Artigo

Link | PDF https://repositorio.unesp.br/handle/11449/145146

Resumo/Objetivo (Síntese)

Aprofundar o Projeto Civilizador de Chiara Lubich, congregar pessoas interessadas em associar a educação para a paz com a espiritualidade da unidade nos projetos pedagógicos e repensar esta proposta no âmbito do projeto de vida. Como metodologia, adotou-se o diálogo operativo, tendo na pesquisa bibliográfica e nas técnicas da etnografia e da pesquisa-ação o ponto de partida e nas quatro ações da reflexão crítica o ponto de chegada.

3. A Fraternidade e a Educação para a Paz: possibilidades pedagógicas

Autoria Benites, Larissa Cerignoni; Souza Neto, Samuel; Cyrino, Marina; Costa, Mariane Gimenes; Costa, Julia Jacomini

Modalidade: Artigo

Link | PDF https://repositorio.unesp.br/handle/11449/106921

Resumo/Objetivo

No foco na formação profissional, o olhar deste estudo voltou-se para o processo de formação continuada. O curso de extensão “Escola de Educadores” tematiza a compreensão da fraternidade e da educação para paz como possibilidades pedagógicas. A pesquisa busca esclarecer a proposta do curso e averiguar a produção de material dos participantes e a relação com a temática em questão. A abordagem se fundamenta na análise qualitativa, privilegiando o estudo exploratório.

4. Projeto “Escola de Educadores”: a educação para a paz versus possibilidades pedagógicas

Autoria Cardozo, Aline Steckelberg; Souza Neto, Samuel; Benites, Larissa Cerignoni; Silva, Juliana de Souza; Camargo, Dair Aily Franco; et all.

Modalidade: Comunicação

Link | PDF https://repositorio.unesp.br/handle/11449/143721

Resumo/Objetivo (Síntese)

Aprofundar o conhecimento sócio-espirit-cultural contemporâneo sobre a educação e ser um espaço significativo para as questões relacionadas às atividades docentes e ações no campo pedagógico. Tem como meta a reflexão, a troca de experiências e saberes com vista à formação de educadores. A educação para a paz, em sua concepção mais original, consiste no diálogo entre pessoas, disciplinas e projetos que coloquem a humanização no centro de sua atenção, passando pela fraternidade pedagógica.

UNICAMP – Universidade Estadual de Campinas

5. A Construção da Paz como Meta do Processo Educativo

Autoria: Carvalho, Lúcia Helena de

Modalidade: Tese Doutoral

Link | PDF  https://doi.org/10.47749/T/UNICAMP.2011.845324

Resumo/Objetivo (Síntese)

Analisar o conhecimento prévio de professores sobre paz, cultura de paz, educação para a paz e educação de valores com vista à elaboração de um programa de formação continuada para docentes que consideram a construção da paz como meta do processo educativo. Tem fundamentação teórica nos referenciais da Filosofia, Sociologia, Pedagogia e da Psicologia Educacional (Rousseau, Kant, Piaget, Adorno, Heidegger, Montessori, Dewey, Freire, Arendt, Jares, Delors, Serrano, La Taille e autores contemporâneos que discutem a temática).

6. Educação para a Paz: um estudo psicogenético sobre a tolerância

Autoria: Freire, Nádia Maria Bádue.

Modalidade: Tese Doutoral

Link | PDF https://doi.org/10.47749/T/UNICAMP.2004.335170

Resumo/Objetivo (Síntese)

Estudar a tolerância como um dos fatores fundamentais para uma verdadeira educação para a paz, no sentido de aceitar o diferente sem, entretanto, abandonar sua própria identidade, seja ela cultural ou pessoal. Ou no sentido de se tomar atitudes não-violentas na defesa dos princípios, entre pares. O conceito de tolerância deve permitir clarear o problema norteador dessa pesquisa: quando a criança se torna capaz de exercer a tolerância como sentimento moral e de como educar para a tolerância e para a paz.

UNIFESP Universidade Federal De São Paulo

7. O Teatro como Estratégia para a Construção da Paz

Autoria Harada, Maria de Jesus Castro Sousa; Pedroso, Glaura César; Pereira, Sônia Regina

Modalidade: Artigo

Link | PDF https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/5767

Resumo/Objetivo (Síntese)

Descrever a experiência na elaboração de um espetáculo teatral com participação de adolescentes para estimular a reflexão sobre a realidade e contribuir para a redução da violência. Foram selecionados 10 adolescentes, alunos de escolas públicas que participaram de processo de formação teatral e produção de um espetáculo com temas oriundos de suas vivências no meio social e familiar.

8. Conviver com as Emoções

Autoria: Amato, Tatiana de Castro

Modalidade: E-book Digital

Link | PDF https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/63820

Resumo/Objetivo (Síntese)

Promover, como iniciativa do projeto FO-CO (Formar para Conviver), a convivência mais compassiva entre as pessoas nos ambientes educacionais. Uma postura mais compassiva precisa passar pela promoção de habilidades socioemocionais que possibilitem coerência e harmonia entre o que sentimos, o que pensamos e o que fazemos. Oferecer formação para adolescentes, professores e familiares como um espaço de experiência e desenvolvimento de habilidades com base numa postura ética, na cultura de paz e não violência.

9. Impacto do Projeto Ambiente de Paz nos Professores de uma Escola Pública em São Paulo: uma avaliação qualitativa

Autoria: Baptista, Juliana Wierman

Modalidade: Dissertação de Mestrado

Link | PDF https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/67563

Resumo/Objetivo (Síntese)

Pesquisar o impacto da implementação realizada com os professores de uma escola municipal em São Paulo. A violência nas escolas tem números alarmantes no Brasil e no mundo. O bullying pode levar a consequências tanto psicológicas quanto de aprendizagem de suas vítimas. A escola é um local importante para o desenvolvimento de projetos de prevenção da violência e para desenvolver a cultura de paz.

Jael Eneas
Viver Editora
Assessoria de Comunicação

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