POR JAEL ENEAS
A referência bibliográfica tem papel central na escrita universitária, pois evitam-se ideias vazias, destituídas de sustentação científica.

O texto acadêmico vive de credibilidade. Sem o uso de argumentos, comprovação científica e respaldo de quem pesquisa, a produção textual perde status e legitimidade. Portanto, a referência bibliográfica é uma ferramenta essencial na exposição do tema em estudo.

Além de fundamentar o texto acadêmico, a citação bibliográfica identifica a fonte, ou seja, o local de onde a informação foi extraída. Em tempos de facilidades digitais, é preciso fugir do plágio por se tratar de contravenção intelectual. O ato de se apropriar de ideias alheias sem atribuir o devido crédito não contribui para o avanço da ciência.

Autores identificam três principais tipos de plágio: o direto, o indireto e o autoplágio. A cópia indevida ainda pode ser integral ou parcial. Existe também o plágio consentido, quando o autor aceita que suas ideias sejam assumidas em troca de pagamento ou outras vantagens. 

Para conferir autoridade ao texto, a referência bibliográfica se torna um requisito primordial. Além disso, o recurso normatizado pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) traz embasamento e confiabilidade à pesquisa, tornando-a valiosa para a comunidade acadêmica.

NBR 6023

 

Existem diferentes tipos de referências bibliográficas nas normas da ABNT para você usar, a depender do número de autores, fontes e mídias. Para tanto, acesse a NBR 6023[1], pois trata-se da norma que estabelece todas as regras de formatação das referências bibliográficas.

Porém quando a NBR 6023 foi publicada, já existiam outras normas em vigor, citadas a seguir:

  • NBR 6028 – Resumo e Apresentação;
  • NBR 10520 – Citações em documentos;
  • NBR 10525 – Padrão internacional seriada – ISSN;
  • NBR 14724 – Informação e Documentação;
  • NBR ISO 2108 – Padrão internacional de livro – ISBN.

Ferramentas Digitais

 

A seguir, algumas dicas para auxiliar na geração automática de referências bibliográficas.

  • EndNote Web[2]

O software permite gerenciar referências bibliográficas de forma automática, organizar citações e criar biblioteca própria de referências. Além disso, facilita a visualização, unindo-as todas em um só lugar.

A ferramenta gerencia arquivos em PDF, armazena e compartilha documentos, além de formar uma rede de conhecimento entre pesquisadores.

Mantido pela Universidade Federal de Santa Catarina, o mecanismo permite armazenar referências bibliográficas por coleções criadas. Dispõe de referências de documentos jurídicos, patentes, partituras, normas técnicas, slides, filmes e vídeos.

  • GOOGLE ACADÊMICO[5]

A ferramenta permite monitorar citações das suas publicações ao longo do tempo. Além disso, disponibiliza artigos compartilhados em aberto, livros e teses armazenadas no Google Livros.

A VIVER Editora é uma equipe interessada em seu sucesso acadêmico e profissional. Faça contato. Boa sorte. 

VIVER Editora
Paixão pela Vida

[1]https://www.normasabnt.org/nbr-6023/

[2]https://access.clarivate.com/login?app=endnote

[3]https://www.mendeley.com/?interaction_required=true 

[4]https://more.ufsc.br/

[5]https://scholar.google.com.br/?hl=pt

 

 

 

 

 

 

 

plugins premium WordPress
Loading...