POR JAEL ENEAS
O texto deve chamar a atenção desde o início. Por isso, escreva leve e limpo. Evite complicar a vida do leitor com frases longas e palavras quilométricas. Hoje existem aplicativos que tornam a redação mais enxuta, mas o que você precisa mesmo é treinar a escrita.
Primeiro, coloque-se no lugar do leitor. Se você for escrever textos técnicos, portanto, mais áridos, lembre-se de explicar as palavras difíceis. Sem isso, é como subir escadas sem auxílio do corrimão!
A leitura encantadora flui de um ponto a outro com leveza. Sendo assim, leia seu texto em voz alta. Sinta a sonoridade das palavras. Cuide da pontuação; vírgulas e pontos finais existem para serem usados. Dessa forma, use-os para deixar suas ideias iluminadas.
A seguir, algumas dicas para auxiliar você no domínio da clareza textual.
- Use frases curtas
Seja conciso. Opte por orações breves e simples. Relembre a regra de ouro: fuja dos adjetivos que nada dizem e advérbios que só confundem o leitor. Frases curtas e bem escritas são como lanternas em meio a escuridão.
- Evite o “palavrão”
Palavras longas só servem para embolar o meio de campo. Exemplo: inconstitucionalissimamente; otorrinolaringologista; esternocleidomastóideo. Se precisar usar, opte por sinônimos.
- Seja consistente
Escolha as palavras certas. Construa textos densos em informações. Descarte tudo que é irrelevante. Articule os conceitos do simples para o complexo.
A clareza textual é uma arte. Ideias bem escritas transformam o mundo. O poder está em suas mãos. A VIVER Editora ajuda você a fazer a diferença na vida corporativa. Faça contato conosco. Boa sorte.
VIVER Editora
Paixão pela Vida