PROJETO VIVER

O Livro do Professor
O Livro do Professor é uma ampliação do texto do livro do aluno, onde são inseridos detalhamentos essenciais para o docente que conduz o projeto. O livro está organizado em 4 bimestres, com objetivos gerais e específicos para cada uma das 5 unidades de trabalho. Os objetivos são distribuídos em 9 encontros bimestrais e um total de 36 anuais. O texto do Professor apresenta uma introdução caracterizando um pouco melhor o período da adolescência e as diretrizes metodológicas. Para facilitar o trabalho pedagógico em cada página, são apresentadas marcações adicionais sugestivas sobre os objetivos e estratégias de ação.

Os blocos temáticos do livro acionam as 5 macrocompetências VIVER: Vivenciar o autoconhecimento e autocuidado, Interagir assertivamente no convívio interpessoal, Vibrar e motivar-se cotidianamente, Escolher e decidir com sabedoria, Ressignificar seus propósitosde vida.

Viver

O Projeto

Os anos finais do ensino fundamental apontam desafios concretos no enfrentamento de dilemas relacionados ao período da adolescência e à conclusão de um ciclo de estudos que exigem competências específicas do estudante na transição para o ensino médio que está
à frente. Pesquisas indicam que muitos estudantes brasileiros, nesse período da escolarização, apresentam baixas proficiências nos exames locais e nacionais e alguns deles chegam a abandonar a escola se não tiverem adequado acompanhamento e estímulo.

O Projeto VIVER 9º ano foi construído por uma equipe interdisciplinar e apresenta um programa desenhado em sintonia com os desafios desse período no ensino e em consonância com pressupostos da Nova Base Nacional Comum Curricular. Para além da construção de habilidades cognitivas, o projeto apresenta-se como suporte ao adolescente, auxiliando no desenvolvimento emocional, físico, social e cultural. Cada detalhe está fundamentado na busca e na construção de uma educação integral, onde são incrementados proficiências e engajamentos do estudante no projeto educativo.

O VIVER está comprometido com o desenvolvimento das
10 competências chaves da BNCC, sintetizadas como: Conhecimento; Pensamento cientifico, crítico e criativo; Repertório Cultural; Comunicação; Cultura Digital; Trabalho e Projeto de Vida; Argumentação; Autoconhecimento e Autocuidado; Empatia e Cooperação; Responsabilidade e Cidadania.

viver

Aplicativo

O App do VIVER é um complemento ao dia a dia do aluno. A cada domingo o adolescente receberá em seu celular um desafio para cumprir durante aquela semana. Ainda com o App o adolescente receberá novos conteúdos atualizados durante o ano que o ajudarão a complementar a sua evolução em vários aspectos do seu dia a dia.

viver

Web Série

A 7a arte é uma das maneiras mais interessantes de se conquistar o ser humano para transmitir ideias e conceitos. O projeto VIVER usa essa ferramenta para firmar com o aluno um compromisso de tudo o que ele está aprendendo. O adolescente acompanhará a história de Yuri e Amanda e aprenderá junto com eles sobre elementos de vivência que o fortalecerão ao longo da vida.

O escopo geral do Projeto VIVER prevê a realização de uma aula semanal, que pode ser contextualizada dentro da realidade de cada unidade escolar. Entendemos que é relevante inserir essas temáticas nas discussões de estudo e trabalho coletivo com a coordenação pedagógica para contínua melhoria das ações e estratégias ativas já propostas em sintonia com os contextos e realidades brasileiras locais.

plugins premium WordPress
Loading...