projeto viver 1º ano em

O Livro do Aluno

O LIVRO DO ALUNO apresenta um conjunto de recursos educativos interligados às temáticas e competências com foco nas unidades a serem discutidas com o adolescente por meio de métodos ativos, da reflexão e da interação com diferentes linguagens, sejam elas artísticas, literárias, lógicas ou digitais.

Tem o objetivo de impulsionar de forma crescente o desenvolvimento de competências sócio emocionais na direção do crescimento pessoal, cognitivo, sócio-emocional e ético. Intenciona a construção de um Projeto de Vida, de Carreiras e escolhas profissionais, das habilidades de estudo, bem estar integral e sexualidade, da sustentabilidade ambiental, da
cidadania.

São alguns temas emergentes e transversais e eixos constitutivos.

VIVER

 

O Projeto

O trabalho pedagógico está direcionado ao desenvolvimento das dez competências-chave da BNCC, sintetizadas como: Conhecimento; Pensamento Científico, Crítico e Criativo; Repertório Cultural; Comunicação; Cultura Digital; Trabalho e Projeto de Vida; Argumentação; Autoconhecimento e Autocuidado; Empatia e Cooperação; Responsabilidade e Cidadania.

 

01.

VIVENCIAR e apreciar o conhecimento de si mesmo;

02.

INTERAGIR por meio de construtivos relacionamentos interpessoais;

03.

VIBRAR com uma motivação intrínseca em favor de si e do outro;

04.

ESCOLHER de forma crítica para a tomada de decisões;

05.

RESSIGNIFICAR constantemente o propósito e plano da vida.

O Projeto de Vida

É o guarda-chuva maior na construção do livro, pois está alinhado à Base Nacional Comum Curricular e recentes pesquisas. Discute a contribuição pessoal e coletiva, o diferencial de jovens com um projeto vital.

 

Os jovens, na relação que estabelecem com seus projetos, podem se mostrar desengajados, sonhadores, superficiais, porém outros se mantém vitais com compromisso em relação à família, carreira, planos, resultados acadêmicos, espiritualidade, esportes, artes, serviço comunitário e temas sociopolíticos.

São esses projetos vitais que o VIVER procura desenvolver, tanto com objetivos de longo prazo como de curta duração. O Projeto de Vida terá as digitais da alma do adolescente! Esperamos nada menos do que a renovação diária da melhor versão da existência!

 

COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

O modo de viver e exprimir as emoções e as escolhas é a base da personalidade humana. Como usá-las em nosso favor com equilíbrio emocional?

Para o desenvolvimento de uma estrutura pessoal de assertividade nos relacionamentos interpessoais, o VIVER trabalha, ao longo dos 4 bimestres no 1º ano do Ensino Médio, a autoestima, o autoconhecimento e o reconhecimento de valores pessoais, a lealdade na amizade e a reciprocidade.

A capacidade de se adaptar diante das experiências mais negativas depende da riqueza e da força das conexões sociais, da solidariedade, do envolvimento ativo em grupos e comunidades. Destaca-se a comunicação efetiva consigo mesmo, com os familiares, amigos e professores. Escutar e se fazer ouvir. O respeito e as trocas interculturais auxiliarão na construção da noção de humanidade em diferentes espaços sociais, culturais e políticos.

 

Série Cinematográfica

O Projeto do Aluno é composto ainda por uma série cinematográfica de conteúdo exclusivo.

A série acompanha Caio, um aluno recém-chegado na escola e no 1º ano do EM. Ele tem algumas dificuldades e acha, no VIVER, vários aprendizados que o ajudam a passar por mais essa fase da vida.

Aplicativo

De conteúdo exclusivo do Projeto, o app do VIVER foi desenvolvido por uma equipe de profissionais e está baseado em 2 pilares principais:

01. Desafios semanais que incentivam o adolescente a se desenvolver em diversas situações.

02. Conteúdos de vídeo e leitura. Os conteúdos são complementares e são atualizados constantemente.

Cards

São 36 cards desenvolvidos por uma artista exclusivamente para o Projeto. Cada uma das ilustrações resume o tema que foi abordado na aula da semana. A partir daí, acontece um jogo de atitudes, no qual o aluno pode, por exemplo, oferecer um card para alguém que o ajudou naquela semana com algo que tenha a ver com o aprendizado. Essa pessoa pode ser colega da turma, o que provocará novas interações sociais. Ele pode também assinar e trocar com os amigos ou dar para algum professor. Poderá colar no seu planner pessoal e lembrar sobre o aprendizado ou guardar para si como forma de recordar um determinado momento vivido no processo.

plugins premium WordPress
Loading...