Novas Competências & Inovação Em Ensino & Aprendizagem - módulo III

Pós-Graduação Lato Sensu

Pós-Graduação Lato Sensu NOVAS COMPETÊNCIAS E INOVAÇÃO EM ENSINO E APRENDIZAGEM

Diante das crescentes demandas em todas as áreas do conhecimento, torna-se imperioso um processo de educação continuada, para que profissionais já em ação no mundo do trabalho retornem às instituições educacionais para atualização e sejam incentivados à produção do conhecimento.

As tecnologias digitais são ferramentas poderosas para o processo de ensino e aprendizagem. Em um cenário permeado de recursos tecnológicos, faz-se necessário repensar as práticas pedagógicas, conhecendo os métodos e as abordagens técnicas mais investigativas, interativas, experimentais e colaborativas. Neste contexto, as metodologias ativas configuram-se em estratégias de ensino-aprendizagem que colocam o educando no centro deste processo. O aprendizado de forma autônoma, responsável e participativa pode ser despertado a partir de problemas e situações reais, fazendo o educando ser responsável pela produção do conhecimento.

Entendendo que o profissional de educação deve estar preparado para se reinventar e se reconstruir permanentemente a partir da experimentação de novas práticas pedagógicas, essa formação foi pensada e construída com diferentes profissionais espalhados pelo país e objetiva contribuir para o aperfeiçoamento dos docentes, capacitando-os para suas atividades na educação.

Objetivos da Formação

• Preparar profissionais para atuarem com o uso de recursos educacionais tecnológicos da informação e da comunicação e metodologias ativas.
• Oportunizar as possibilidades de exploração das linguagens e práxis para potencializar a aprendizagem ativa, significativa, colaborativa, crítica e inovativa.
• Aprimorar profissionais por meio de reflexões e discussões acerca dos pressupostos contemporâneos da educação (presencial, semipresencial e on-line).
• Refletir a prática pedagógica de docentes por meio das tecnologias educacionais.

DISCIPLINAS MÓDULO III

DISCIPLINA: Ambientação EAD

Docente: Profa. Dra. Amanda Ramalho Vasques

A disciplina discutirá as possibilidades de uma reelaboração crítica da avaliação ensino-aprendizagem a partir de tendências educacionais recentes. Será trabalhada também a função ideológica da avaliação no sistema educacional e a relação com o trabalho docente como um todo. A apresentação e análise dos tipos de avaliação trazem um tom prático a todo o processo.

DISCIPLINA: Educação e interdisciplinaridade

Docente: Profa. Ms. Giselle Carolina Lopes Mariotto

Serão trabalhados conceitos, teorias e práticas que visem a compreensão da interdisciplinaridade e as possibilidades reais de sua aplicação. A análise de projetos interdisciplinares fornecerá ao aluno uma ampla visão do tema e o estudo de casos de interdisciplinaridade e transdiciplinaridade agregará um saber adequado ao docente.

DISCIPLINA: Aprendizagem baseada em projetos, problemas e equipes

Docente: Prof. Dr. Haller Elinar Stach Schunemann

Estratégias educacionais para o desenvolvimento de competências fundamentais para a educação moderna. A ampliação do entendimento da Aprendizagem baseada em problemas (ABP), Aprendizagem baseada em projetos (Project-Based Learning/PBL) e Aprendizagem baseada em equipes (Team-Based Learning/TBL) fornecerá ao educador uma visão apurada do que há de mais atual nessas temáticas.

DISCIPLINA: Games e gamificação

Docente: Prof. Ms. Eduardo Oliveira

Penetrar no mundo da gamificação é uma necessidade real para o novo docente. Entender a essência e a lógica dos processos dessa arte é vital para uma maior conexão com os adolescentes. A disciplina do Prof. Eduardo trabalha a potencialidade existente nos jogos educacionais como ferramentas agregadoras dos novos tempos da educação.

Nome do Curso: Novas Competências e Inovação em Ensino e Aprendizagem
Área de Conhecimento/CAPES: Métodos e Técnicas de Ensino

Código CAPES: 7.08.04.02-8
Área de Conhecimento/OCDE:
Formação de Professores e Ciência da Educação Código OCDE: 140

Modalidade: À Distância
Duração: Doze meses
Credenciamento: Faculdade Adventista da Amazônia (FAAMA), credenciada pela Portaria no1426 de 6 de dezembro de 2016 – (DOU de 07/12/2016)

Realização: VIVER Editora

plugins premium WordPress
Loading...