Novas Competências & Inovação Em Ensino & Aprendizagem - módulo II

Pós-Graduação Lato Sensu

Pós-Graduação Lato Sensu NOVAS COMPETÊNCIAS E INOVAÇÃO EM ENSINO E APRENDIZAGEM

Diante das crescentes demandas em todas as áreas do conhecimento, torna-se imperioso um processo de educação continuada, para que profissionais já em ação no mundo do trabalho retornem às instituições educacionais para atualização e sejam incentivados à produção do conhecimento.

As tecnologias digitais são ferramentas poderosas para o processo de ensino e aprendizagem. Em um cenário permeado de recursos tecnológicos, faz-se necessário repensar as práticas pedagógicas, conhecendo os métodos e as abordagens técnicas mais investigativas, interativas, experimentais e colaborativas. Neste contexto, as metodologias ativas configuram-se em estratégias de ensino-aprendizagem que colocam o educando no centro deste processo. O aprendizado de forma autônoma, responsável e participativa pode ser despertado a partir de problemas e situações reais, fazendo o educando ser responsável pela produção do conhecimento.

Entendendo que o profissional de educação deve estar preparado para se reinventar e se reconstruir permanentemente a partir da experimentação de novas práticas pedagógicas, essa formação foi pensada e construída com diferentes profissionais espalhados pelo país e objetiva contribuir para o aperfeiçoamento dos docentes, capacitando-os para suas atividades na educação.

Objetivos da Formação

• Preparar profissionais para atuarem com o uso de recursos educacionais tecnológicos da informação e da comunicação e metodologias ativas.
• Oportunizar as possibilidades de exploração das linguagens e práxis para potencializar a aprendizagem ativa, significativa, colaborativa, crítica e inovativa.
• Aprimorar profissionais por meio de reflexões e discussões acerca dos pressupostos contemporâneos da educação (presencial, semipresencial e on-line).
• Refletir a prática pedagógica de docentes por meio das tecnologias educacionais.

DISCIPLINAS MÓDULO II

DISCIPLINA: Metodologias e inovação na educação

Docente: Profa. Dra. Daniela Reis

Um estudo profundo das tendências pedagógicas emergentes e a análise do perfil do professor-pesquisador para uma Educação 4.0. Entendimento prático das ferramentas de pesquisa das práticas educativas, apresentando metodologias inovadoras que são ágeis, ativas, analíticas e imersivas. A Professora Daniela fornece um repertório precioso de sua prática educacional, o que auxiliará o docente em sua própria jornada de inovação.

DISCIPLINA: Estudos aplicados e pesquisas educacionais

Docente: Profa. Dra. Amanda Vasques

A Profa. Amanda é envolvente em sua arte de valorização da ciência. Sua disciplina mantém o foco no desenvolvimento de líderes e gestores nas áreas de voluntariado, responsabilidade social, sustentabilidade e terceiro setor. Ao longo do estudo, a prática docente no contexto da evolução tecnológica será conceituada a partir de relatos técnicos e pesquisa científica. No conceito e desenvolvimento de ferramentas para estudos aplicados serão explorados casos práticos que fornecem saberes atualizados.

DISCIPLINA: Metodologias ativas de aprendizagem

Docente: Profa. Dra. Alessandra Capuchinho

O intenso crescimento do uso de tecnologias digitais continua provocando mudanças no mundo da educação, pois elas alteram o modo de pensar, agir, sentir e até mesmo de produzir e compartilhar informações e conhecimentos. A Professora Alessandra é pesquisadora apaixonada pelo tema; ela vive a sua prática docente nessas dimensões desafiadoras e apresenta um auxílio precioso aos docentes para um repensar das práticas educativas. Serão trabalhados de forma ampla os conceitos de blended learning, sala de aula invertida, storytelling, peer instruction, cultura maker e avaliação ativa.

DISCIPLINA: Planejamento educacional

Docente: Profa. Esp. Stella Washington

A prática adequada de planejamento favorece ações pedagógicas que fortalecem o entendimento do docente em relação às metas e objetivos que se deseja alcançar. A Profa. Stella provoca os aprendentes a tornarem o planejamento parte intrínseca de sua vida cotidiana e apresenta maneiras estruturadas para a absorção desse imprescindível fazer.

Nome do Curso: Novas Competências e Inovação em Ensino e Aprendizagem
Área de Conhecimento/CAPES: Métodos e Técnicas de Ensino

Código CAPES: 7.08.04.02-8
Área de Conhecimento/OCDE:
Formação de Professores e Ciência da Educação Código OCDE: 140

Modalidade: À Distância
Duração: Doze meses
Credenciamento: Faculdade Adventista da Amazônia (FAAMA), credenciada pela Portaria no1426 de 6 de dezembro de 2016 – (DOU de 07/12/2016)

Realização: VIVER Editora

plugins premium WordPress
Loading...