Novas Competências & Inovação Em Ensino & Aprendizagem - módulo I, II e III

Pós-Graduação Lato Sensu

Pós-Graduação Lato Sensu NOVAS COMPETÊNCIAS E INOVAÇÃO EM ENSINO E APRENDIZAGEM

Diante das crescentes demandas em todas as áreas do conhecimento, torna-se imperioso um processo de educação continuada, para que profissionais já em ação no mundo do trabalho retornem às instituições educacionais para atualização e sejam incentivados à produção do conhecimento.

As tecnologias digitais são ferramentas poderosas para o processo de ensino e aprendizagem. Em um cenário permeado de recursos tecnológicos, faz-se necessário repensar as práticas pedagógicas, conhecendo os métodos e as abordagens técnicas mais investigativas, interativas, experimentais e colaborativas. Neste contexto, as metodologias ativas configuram-se em estratégias de ensino-aprendizagem que colocam o educando no centro deste processo. O aprendizado de forma autônoma, responsável e participativa pode ser despertado a partir de problemas e situações reais, fazendo o educando ser responsável pela produção do conhecimento.

Entendendo que o profissional de educação deve estar preparado para se reinventar e se reconstruir permanentemente a partir da experimentação de novas práticas pedagógicas, essa formação foi pensada e construída com diferentes profissionais espalhados pelo país e objetiva contribuir para o aperfeiçoamento dos docentes, capacitando-os para suas atividades na educação.

Objetivos da Formação

• Preparar profissionais para atuarem com o uso de recursos educacionais tecnológicos da informação e da comunicação e metodologias ativas.
• Oportunizar as possibilidades de exploração das linguagens e práxis para potencializar a aprendizagem ativa, significativa, colaborativa, crítica e inovativa.
• Aprimorar profissionais por meio de reflexões e discussões acerca dos pressupostos contemporâneos da educação (presencial, semipresencial e on-line).
• Refletir a prática pedagógica de docentes por meio das tecnologias educacionais.

DISCIPLINAS

DISCIPLINA: Docência e Desenvolvimento Pessoal

Docente: Prof. Ms. Antonio Braga

Traçando caminhos e desafios para busca de melhor autoconhecimento e significado de vida, o Prof. Braguinha trabalha o perfil do docente que inspira confiança e credibilidade em seus alunos. A ênfase na construção de um legado de longo alcance é uma recorrente no conteúdo e nas atividades propostas, onde são feitos diferentes desafios práticos para os alunos potencializarem a dinâmica da vida.

DISCIPLINA: Gestão do tempo e produtividade

Docente: Prof. Dr. Derson Lopes

O Prof. Derson apresenta uma análise coerente e apurada do papel do docente em sua dinâmica profissional. Com larga experiência de mercado, ele desafia o aluno a compreender seu lugar enquanto indivíduo na dinâmica de produtividade e desenvolvimento profissional para a construção da confiança e credibilidade. O incentivo de busca por um desenvolvimento constante e equilibrado é central no escopo do estudo e o conceito de contribuição para a humanidade será desafiador para o aluno.

DISCIPLINA: Tecnologias e recursos pedagógicos

Docente: Profa Ms. Luciana Jardim

A Professora Luciana arquitetou um modelo de disciplina que fornece o máximo de informações necessárias ao desenvolvimento do docente no uso dos melhores recursos tecnológicos. Aprender a otimizar essas estratégias e tirar o máximo de proveito delas será uma caminhada repleta de potencialidade para os docentes.

DISCIPLINA: Educação Integral - introdução e prática

Docente: Profa. Dra. Andressa Paiva

O conteúdo da disciplina analisa criticamente as bases teóricas e histórias da Educação Integral, pensando em seus sujeitos, nos territórios educativos e no contexto desse modelo. Compreender o desenvolvimento harmônico das várias dimensões humanas para que o ser adquira um alto nível de existência é uma temática de extrema relevância para os nossos dias.

DISCIPLINA: Metodologias e inovação na educação

Docente: Profa. Dra. Daniela Reis

Um estudo profundo das tendências pedagógicas emergentes e a análise do perfil do professor-pesquisador para uma Educação 4.0. Entendimento prático das ferramentas de pesquisa das práticas educativas, apresentando metodologias inovadoras que são ágeis, ativas, analíticas e imersivas. A Professora Daniela fornece um repertório precioso de sua prática educacional, o que auxiliará o docente em sua própria jornada de inovação.

DISCIPLINA: Estudos aplicados e pesquisas educacionais

Docente: Profa. Dra. Amanda Vasques

A Profa. Amanda é envolvente em sua arte de valorização da ciência. Sua disciplina mantém o foco no desenvolvimento de líderes e gestores nas áreas de voluntariado, responsabilidade social, sustentabilidade e terceiro setor. Ao longo do estudo, a prática docente no contexto da evolução tecnológica será conceituada a partir de relatos técnicos e pesquisa científica. No conceito e desenvolvimento de ferramentas para estudos aplicados serão explorados casos práticos que fornecem saberes atualizados.

DISCIPLINA: Metodologias ativas de aprendizagem

Docente: Profa. Dra. Alessandra Capuchinho

O intenso crescimento do uso de tecnologias digitais continua provocando mudanças no mundo da educação, pois elas alteram o modo de pensar, agir, sentir e até mesmo de produzir e compartilhar informações e conhecimentos. A Professora Alessandra é pesquisadora apaixonada pelo tema; ela vive a sua prática docente nessas dimensões desafiadoras e apresenta um auxílio precioso aos docentes para um repensar das práticas educativas. Serão trabalhados de forma ampla os conceitos de blended learning, sala de aula invertida, storytelling, peer instruction, cultura maker e avaliação ativa.

DISCIPLINA: Planejamento educacional

Docente: Profa. Esp. Stella Washington

A prática adequada de planejamento favorece ações pedagógicas que fortalecem o entendimento do docente em relação às metas e objetivos que se deseja alcançar. A Profa. Stella provoca os aprendentes a tornarem o planejamento parte intrínseca de sua vida cotidiana e apresenta maneiras estruturadas para a absorção desse imprescindível fazer.

DISCIPLINA: Ambientação EAD

Docente: Profa. Dra. Amanda Ramalho Vasques

A disciplina discutirá as possibilidades de uma reelaboração crítica da avaliação ensino-aprendizagem a partir de tendências educacionais recentes. Será trabalhada também a função ideológica da avaliação no sistema educacional e a relação com o trabalho docente como um todo. A apresentação e análise dos tipos de avaliação trazem um tom prático a todo o processo.

DISCIPLINA: Educação e interdisciplinaridade

Docente: Profa. Ms. Giselle Carolina Lopes Mariotto

Serão trabalhados conceitos, teorias e práticas que visem a compreensão da interdisciplinaridade e as possibilidades reais de sua aplicação. A análise de projetos interdisciplinares fornecerá ao aluno uma ampla visão do tema e o estudo de casos de interdisciplinaridade e transdiciplinaridade agregará um saber adequado ao docente.

DISCIPLINA: Aprendizagem baseada em projetos, problemas e equipes

Docente: Prof. Dr. Haller Elinar Stach Schunemann

Estratégias educacionais para o desenvolvimento de competências fundamentais para a educação moderna. A ampliação do entendimento da Aprendizagem baseada em problemas (ABP), Aprendizagem baseada em projetos (Project-Based Learning/PBL) e Aprendizagem baseada em equipes (Team-Based Learning/TBL) fornecerá ao educador uma visão apurada do que há de mais atual nessas temáticas.

DISCIPLINA: Games e gamificação

Docente: Prof. Ms. Eduardo Oliveira

Penetrar no mundo da gamificação é uma necessidade real para o novo docente. Entender a essência e a lógica dos processos dessa arte é vital para uma maior conexão com os adolescentes. A disciplina do Prof. Eduardo trabalha a potencialidade existente nos jogos educacionais como ferramentas agregadoras dos novos tempos da educação.

Nome do Curso: Novas Competências e Inovação em Ensino e Aprendizagem
Área de Conhecimento/CAPES: Métodos e Técnicas de Ensino

Código CAPES: 7.08.04.02-8
Área de Conhecimento/OCDE:
Formação de Professores e Ciência da Educação Código OCDE: 140

Modalidade: À Distância
Duração: Doze meses
Credenciamento: Faculdade Adventista da Amazônia (FAAMA), credenciada pela Portaria no1426 de 6 de dezembro de 2016 – (DOU de 07/12/2016)

Realização: VIVER Editora

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