A doutora em educação Cristina Zukowsky, da Viver Editora, relata como o Programa de Formação Docente transforma a trajetória de vida dos professores na rede escolar estadual em Rondônia.
1. O que é a Trilha de Desenvolvimento Docente (TDD)?
Cristina Zukowsky
Trata-se de um curso de extensão objetiva de formação docente alicerçada na visão de formação integral dos profissionais da educação, tendo em vista o desenvolvimento pessoal, profissional e pedagógico.
2. Onde está sendo implantado?
Cristina Zukowsky
O curso está sendo implementado no Estado de Rondônia para 8.600 professores das séries finais do Ensino Fundamental e docentes do Ensino Médio.
3. Isto vai impactar a educação?
Cristina Zukowsky
Estamos vivendo uma experiência tremenda. A Secretaria da Educação do Estado de Rondônia (Seduc), possui 405 escolas, com aproximadamente 190.846 alunos e cerca de 17.600 servidores entre professores, analistas e técnicos escolares. O projeto envolve 405 diretores de escolas distribuídos em 18 Coordenadorias Regionais de Ensino (CREs), que se agrupam em polos regionais.
4. Fale sobre a estrutura curricular do projeto.
Cristina Zukowsky
O curso de formação está dividido em três blocos de desenvolvimento: pessoal, profissional e pedagógico. Em cada bloco, o conteúdo é apresentado por unidades que aprofundam temáticas relevantes na caminhada formativa.
5. É importante o docente pensar em desenvolvimento pessoal?
Cristina Zukowsky
Sem dúvida. O autoconhecimento, a resiliência e a felicidade são conquistas pessoais. A primeira parte do curso leva o profissional da área de Educação a refletir sobre si próprio como indivíduo. Capacita o servidor público a pensar sobre perdas, derrotas e desafios. Além disso, valoriza a resiliência e considera caminhos para alcançar a felicidade.
6. Como o desenvolvimento profissional se encaixa na jornada?
Cristina Zukowsky
A caminhada formativa leva o profissional da educação a considerar conceitos de produtividade, práticas baseadas em prioridades e a busca da excelência. Aqui entra a reflexão sobre a gestão do tempo, rotinas e projetos. Afinal, quem consegue equilibrar suas demandas e sonhos com a vida pessoal e laboral estará mais motivado para o mundo profissional.
7. Em que momento o servidor público lida com cenários futuros?
Cristina Zukowsky
Esse tema é tratado no terceiro bloco, no qual o desenvolvimento pedagógico conclui a jornada. Interpretar cenários e contextos, além de lidar com a inovação na educação, torna-se uma prioridade. A partir disso, o profissional é convidado a analisar seus projetos educativos de ensino e a reavaliar sua forma de atuar, para que possa, a partir dessa reflexão, ser um profissional eficaz.
8. O que dizem os servidores públicos da educação em Rondônia?
Cristina Zukowsky
A adesão tem sido extraordinária. Através das plataformas digitais, os participantes destacam a “flexibilidade do curso” como um diferencial. Além disso, “experiência para vida” e “tempo de renovação” são declarações recorrentes nas avaliações dos docentes.
Jael Eneas, Blogger
Viver Editora
Assessoria de Comunicação