O que Ă© o projeto viver?

O Projeto VIVER é a solução educacional da Viver Editora para o componente Projeto de Vida. Ao longo de toda a trajetória escolar, desde o início do Ensino Fundamental até o final do Ensino Médio, o projeto fornece ao aluno todas as ferramentas que ele necessita para planejar o futuro enquanto constrói o presente.

VIVER Ă© um acrĂłstico, em que cada letra revela uma das cinco macrocompetĂȘncias trabalhadas:

V (vivenciar e apreciar o conhecimento por si mesmo); 

I  (interagir por meio de construtivos relacionamentos interpessoais); 

V (vibrar com motivação intrínseca em favor de si e do outro); 

E (escolher de forma crítica para a tomada de decisÔes);

R (ressignificar constantemente o propĂłsito e plano da vida).

A abordagem é totalmente inovadora, provocando reflexÔes e aparelhando o aprendizado socioemocional de cada aluno com métodos como histórias, biografias marcantes, situaçÔes-problema, oficinas, anålise de obras de arte e, em anos iniciais, até mesmo a musicalização. 

A concretização da formação integral progride porque, de maneira intencional, alinhamos e envolvemos o aluno, o professor e a família no desenvolvimento pleno do indivíduo.

Anos iniciais

Sonhamos com um Projeto de Vida que acompanhe a criança a partir dos primeiros passos. A proposta VIVER para os anos iniciais dialoga com o pequeno estudante para a construção ativa, lĂșdica e participativa de conteĂșdos socioemocionais e cognitivos, valores, cidadania e responsabilidade social. 

Para cada ano, hĂĄ um conjunto de 3 livros: um para o aluno, um para o professor e um para a famĂ­lia. O livro do professor contĂ©m todo o detalhamento metodolĂłgico, objetivos e conteĂșdos de cada aula semanal.

Em cada livro da coleção dos anos iniciais, pode-se interagir com as crianças da Turminha VIVER: Marina, Paulinho, Davi, Luisa, Amanda e Enrico. Os estudantes vão se identificar e, juntos, poderão se divertir para valer e aprender ainda mais!

As escolas, os professores e os alunos também foram presenteados com um livro para musicalizar este projeto! Hå um lindo repertório de atividades musicais (escritas e gravadas) que poderão ser utilizadas ao longo de todo o ano, colaborando de forma interdisciplinar com diferentes aprendizagens escolares.

professora
SEGMENTO
SÉRIE
TIPO

Anos FINAIS

professor

O Projeto de Vida acompanha os estudantes no desabrochar da adolescĂȘncia nos anos finais do Ensino Fundamental. A proposta do Projeto VIVER para os Anos Finais busca estimular melhor o autoconhecimento e a valorização do potencial Ă©tico, crĂ­tico, criativo e inovador do adolescente, incentivando-o a estudar e investigar futuras ĂĄreas profissionais.

SĂŁo abordados temas extremamente pertinentes para o desenvolvimento saudĂĄvel nesta fase, como: valores, relacionamentos, respeito, os riscos em ambientes fĂ­sicos e digitais, as açÔes e consequĂȘncias de nossas escolhas, o despertar de motivos interiores e o real significado de exercer a função polĂ­tica, ou seja, buscar constantemente o bem comum. Os direitos humanos e a diversidade cultural permeiam cada mĂłdulo de forma inclusiva e tambĂ©m voltados ao bem estar integral do estudante.

Os adolescentes dos anos finais do Ensino Fundamental recebem um livro consumĂ­vel, e hĂĄ tambĂ©m um livro para sua famĂ­lia participar do projeto. O livro do professor Ă© acompanhado com sequĂȘncias didĂĄticas para inspirar e planejar as aulas semanais. 

Desafios, criaçÔes artísticas e literårias, projetos coletivos, jogos cooperativos, planejamento de metas e açÔes são algumas das atividades propostas para mobilizar o estudante, não só na resolução de problemas, mas também na concretização de sonhos na direção de um Projeto de Vida real!

SEGMENTO
SÉRIE
TIPO

Exibindo 9–12 de 12 resultados

Ensino médio

Os desafios apresentam-se ao Ensino Médio da Base Nacional Comum Curricular para que este período final da Educação Båsica permita uma maior participação e protagonismo dos jovens no design de sua trilha de desenvolvimento. 

A proposta do Projeto VIVER para esta fase envolve a construção ativa e participativa do autoconhecimento, do autocuidado, da autorregulação emocional, da melhor consciĂȘncia de sua imagem corporal, da autoestima, de uma comunicação mais assertiva e de relacionamentos interpessoais mais saudĂĄveis. 

Intensificam-se estratégias e métodos para o estudo, o registro do seu plano, a aprendizagem com histórias desafiadoras da vida real, o conhecimento de åreas profissionais e o empreendedorismo. 

Os estudantes do Ensino MĂ©dio recebem um livro consumĂ­vel, um planner de parede, um livro para sua famĂ­lia participar do projeto e o livro do professor com sequĂȘncias didĂĄticas incrĂ­veis! SĂŁo tambĂ©m presenteados com surpresas adicionais no formato de minissĂ©ries e vĂ­deos autorais, textos, jogos e outros materiais personalizados.

ti
SEGMENTO
SÉRIE
TIPO

Exibindo 9–9 de 9 resultados

plugins premium WordPress
Loading...